Eu SouSample

Eu Sou - A Luz do Mundo
Uma pergunta que todos nós devemos fazer um dia, se já não fizemos, é “quem é Jesus?”. No Evangelho de João, o próprio Senhor Jesus revela, aos seus discípulos e ao mundo, quem Ele é por meio de linguagem figurada, começando com a expressão Eu Sou (ego eimi). “Eu Sou o pão da vida” (Jo 6.35), “Eu Sou a luz do mundo” (Jo 8.12; 9.5), “Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10.7-9), “Eu Sou o Bom Pastor” (Jo 10.11-14), “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25-26), “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14.6) e “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1-5).
Agora vamos tratar sobre o Senhor como a “Luz do Mundo”. Esta, por sua vez, é a segunda afirmação “Eu Sou” no Evangelho de João, uma metáfora para retratar a verdade espiritual de Jesus como Messias. O Senhor estava na Galileia durante a Festa dos Tabernáculos. Depois de falar a cerca das águas que são limpas e purificam, Jesus passa a tratar sobre outro rito que ocorria na festividade, a Cerimônia das Luzes. MacArthur explica o evento: "Onde quatro grandes lâmpadas da corte de mulheres do templo iluminavam uma alegre celebração que ocorria ali; as pessoas dançavam, seguravam tochas acesas e cantavam canções de louvor. Músicos e levitas também tocavam” (2014, p. 281).
O festejo, certamente embasado na leitura de Zc 14.5b-8, apresenta a ênfase de Deus como a Luz do mundo, e Jesus aproveita a oportunidade para apresentar uma analogia espiritual ao povo: “Eu sou a Luz do Mundo”. Nós não precisamos mais fazer a Festa das Luzes, porque Ele é a verdadeira “Luz do Mundo”. E, assim como Deus andou na frente do Seu povo no deserto, o Senhor também estabeleceu uma festa das luzes para apontar para Cristo. Agora Jesus Cristo chama você para segui-lo, pois é a luz do seu caminho. Neste texto, temos algumas lições:
A Primeira lição é que Jesus é a Luz do Mundo. João já havia usado a metáfora “luz” para descrever Jesus: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4); "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 Jo 1.5). João 1.1-3 afirma que Jesus estava com Deus e todas as coisas foram feitas por meio d’Ele. Em Gênesis, encontramos a mesma expressão "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1.2-4). Portanto, Jesus é Luz.
A segunda lição é que quem segue o Senhor Jesus não andará em trevas (v. 12b). Essa metáfora é rica em alusão ao Antigo Testamento, pois faz referência à saída do povo judeu do Egito (Ex 13.21-22), que caminhava no deserto seguindo uma coluna de nuvem durante o dia e, à noite, uma coluna de fogo, representando que Deus ia adiante de seu povo. "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?" (Sl 27.1). "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Sl 119.105). Além dos textos de Provérbios 6.23, Ezequiel 1.4, 13, 26-28 e Habacuque 3.3-4, que apontam para Jesus como o Messias e Filho de Deus (Sl 27.1; Ml 4.2), o Antigo Testamento também aponta que, na era vindoura, o Senhor seria luz para o seu povo (Is 60.19-22; Ap 21.23-24), bem como para toda a Terra (Is 42.6; 49.6).
A terceira lição é que quem segue o Senhor Jesus, a Luz do mundo, terá a luz da vida (v. 12c). Por esse motivo, temos que dar graças a Deus: "dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados" (Colossenses 1.12-14). A ideia da palavra "segue" é juntar-se a alguém como um discípulo, tornar-se ou ser seu discípulo, alguém que se entrega totalmente à pessoa à sua frente. Logo, devemos ser seguidores de Cristo (Mt 8.18-22; 10.38-39). Assim como um navio é guiado do mar ao seu porto, nós somos guiados pelo Senhor Jesus até o reino dos céus. A Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus são a luz da nossa vida. As Escrituras são luz para o caminho do cristão, e a Igreja é do Senhor Jesus e, por Ele, deve ser conduzida por meio da sua Palavra. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Sl 119.105). Assim também aconteceu com o povo de Deus no Antigo Testamento: "Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos" (Sl 43.3). A nossa oração é que possamos reconhecer Jesus como a Luz do Mundo e segui-lo para não andarmos em trevas e, assim, termos a Luz da Vida como nosso guia.
-----------------------------------
Questões para edificação:
1.O que significa Jesus ser a “Luz do Mundo”?
2.O que a Bíblia ensina sobre seguir a luz de Jesus e caminhar longe das trevas?
3.Como a luz de Jesus pode iluminar suas dificuldades diárias?
-----------------------------------
Paulo César Diniz de Araújo, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.
Scripture
About this Plan

A IPMANAUS apresenta a você o plano de leitura "Eu Sou", com 7 reflexões sobre as características de Jesus e como Ele se revela em nossas vidas. A cada devocional, somos convidados a contemplar aspectos essenciais de Cristo: Jesus, o Pão da Vida, a Luz do Mundo, a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor, a Ressurreição, o Caminho, a Verdade e a Vida, e a Videira Verdadeira. Uma jornada profunda para conhecer mais sobre o Salvador, nossa esperança e a fonte de vida eterna.
More
Related Plans

Making Much Progress Through Persistent Prayers

Moments of Grace for Moms | Devotional for Moms

Weeping at Christmas

Get Out of Sleep Mode

Lowkey Legends

The Law of Seed and Harvest

No Process, No Purpose

Faith, Logic and Presumption

Faith Like a Mustard Seed
