Estudo de Provérbios - Devocional para Mulheres SábiasSample

A mulher de Pv 31 retrata, de forma literal, todas as mulheres? Não, jamais. De forma prática, ela era uma mulher casada, com boa condição financeira, com servas e posses, trabalha dentro e fora de casa, costura, levanta de madrugada, etc. Por isso, reforço: devemos observar os princípios do texto e não levar tudo ao pé da letra - caso contrário, poucas mulheres poderiam basear suas vidas na vida da mulher de Pv 31.
Estudar a Bíblia é algo profundo e - ouso dizer - infindável. Poderia discorrer horas apenas sobre a palavra “virtuosa”. E inclusive, existem traduções que não a chamam de mulher virtuosa:
10 Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! NTLH
10 Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. NVI
10 Quem encontrará uma mulher virtuosa? Ela é mais preciosa que rubis. NVT
No original, a palavra virtuosa vem de “chayil" no hebraico e significa força, resistência e habilidade. O termo original "chayil" é usado para descrever a força de um grande exército, sendo mais usado no sentido militar mesmo.
A característica de virtuosa na Bíblia é mais voltada ao texto de Rute, onde Boaz assim a chama. No sentido de uma mulher com características honrosas, sendo que Rute vivia em um contexto oposto ao da mulher de Pv 31, em relação às suas posses e momento de vida. Quando é chamada de virtuosa, Rute recolhia espigas do campo, como uma esmola, era viúva e sem filhos. Se observarmos os princípios, ambas têm características de virtudes, como citado em Pv 31, independente do contexto de vida de cada uma.
E por que estou falando disso? Para te mostrar que ser virtuosa é seguir princípios e não circunstâncias da vida. Então vamos ver um pouco de cada versículo, a partir do 10:
10: ser uma mulher com as virtudes que vemos descritas em Pv 31 não é comum, por isso essa mulher é comparada aos rubis, pedra que na época da escrita devia ser bastante difícil de ser encontrada.
11: o marido confia nessa mulher, pois ela é digna da sua confiança. Você tem sido uma mulher digna da confiança do seu marido? E seu marido, tem sido um homem que confia em você ou a vida endureceu o coração dele para confiar em pessoas, mesmo quando elas devem ser confiáveis?
12: ela é uma mulher que se esforça pra fazer o bem ao seu marido, tem boa vontade, não murmura, não resmunga. Faz o bem com alegria e não com um peso. E o princípio de fazer o bem deve ser estendido a todos. E ela faz o bem todos os dias! Fácil, irmãs? Jamais, mas esse deve ser nosso alvo. E essa atitude não está condicionada a nada, viu? Não é só quando o marido é legal com você, não é quando o marido te dá um presente. É nos momentos em que temos vontade de “dar um cocão” na cabeça dele (como diria minha mãe). Faça o bem sem interesse! Não é uma atitude condicionada a nada, apenas por obediência a Deus.
13: Essa mulher trabalhava, dentro e fora de casa, trazendo provisão para sua família. Mas naquela época, o trabalho era normalmente feito dentro de casa, diferente do contexto de hoje.
Ela tinha habilidades para escolher os recursos para seu trabalho - nesse caso, de tecer roupas. Ela não tinha preguiça de ponderar e avaliar suas opções, mas ela tinha o cuidado de escolher os melhores ingredientes, os melhores produtos. Escolher com sabedoria. É uma dádiva de Deus podermos escolher os recursos que entram no nosso lar. E não podemos esquecer da parte que ela trabalha com alegria! Alô, mulher rixosa, você está por aí? Trabalhando por escolha ou por necessidade, veja com gratidão a oportunidade de honrar a Deus em todas as áreas da sua vida. Enquanto você olhar para seu trabalho como um fardo e não uma forma que Deus nos deu para viver nesse mundo, você estará mais próxima de ser a reclamona do que a grata.
14: O que preciso comer ou fazer para mim e minha casa? Está longe? É trabalhoso? Demorado? Não importa, essa mulher reconhecia as necessidades e trazia de longe o que era preciso naquele momento. Sabedoria e paciência são suas virtudes apresentadas nesse versículo.
15: Ela administra as necessidades diárias da sua casa, designando tarefas para que o bom andamento da casa acontecesse. Ela tinha servas, mas se você não tem, precisa reconhecer as demandas do seu lar, ter organização da rotina da casa, sabendo priorizar e definir o que é mais importante a cada dia. Seja para você executar ou sua(s) funcionária(s). Ser boa gestora, sempre revendo como você pode melhorar. E quando fala que ela levanta cedo e prepara as refeições, não quer dizer que você precisa levantar 4h da manhã para ser uma mulher virtuosa, mas que precisa levantar a tempo de preparar o início do dia na sua casa - seu e da sua família - lembre-se que devemos observar princípios e não as ações ao pé da letra. O descanso é tão importante quanto o trabalho, então, se você quer acordar de madrugada, pare suas atividades no dia anterior bem cedo, para suprir suas necessidades de sono.
Scripture
About this Plan

A nossa vida é transformada quando verdadeiramente deixamos Deus habitar em nós, nos transformando por completo. Aqui nesse devocional, um estudo do livro de Provérbios, o maior livro de sabedoria da Bíblia, vamos nos aprofundar com o foco em nos tornarmos mulheres sábias.
More
Related Plans

Bible for Children 30 Day

Shining the Light on Mental Health - Film + Faith

That Makes Sense: A Gentle Reflection on the Origins of Addiction, How to Understand It, and How to Offer Yourself Grace

The Revelation of Jesus

Temptation's 3 Stages: Where Most Christians Give Up

Five Miracles of the Bible

Refocus

Journey Through Isaiah & Micah

The Path: What if the Way of Jesus Is Different Than You Thought?
