YouVersion Logo
Search Icon

Estudo de Provérbios - Devocional para Mulheres SábiasSample

Estudo de Provérbios - Devocional para Mulheres Sábias

DAY 33 OF 34

16: Essa mulher tem sabedoria financeira, olha que coisa maravilhosa! Não apenas ganha dinheiro, mas sabe administrar. Observa e pondera onde investir seus recursos financeiros. Seu marido pode ser o administrador das finanças do seu lar, mas você pode sim ser a esposa prudente, que sabe aconselhar e tem propriedade para opinar quando precisam tomar decisões nessa área.

17: Ela era uma mulher com vigor físico. Sim, forte nesse sentido, pois era trabalhadora - e naquela época a maioria dos trabalhos envolvia algum esforço físico. Feminilidade não é não abrir um pote de geleia porque seu marido é quem precisa abrir. Esse conceito é muito simplista. Vigor físico nos mostra que ela tinha força e energia, o que é algo bom, pois ela provavelmente teria uma saúde melhor do que se fosse sedentária.

18: Vejam que ela não apenas trabalha, como tem um comércio lucrativo! Ser uma mulher que trabalha não é algo negativo. Negativo é o dinheiro ser quem nos move e nos governa. Independente de sermos mulheres ou homens. Dinheiro é consequência de um trabalho feito com dedicação. E suas lâmpadas estão acesas durante a noite, porque na casa dela existe óleo para que as lâmpadas fiquem acesas, não há falta nem escassez de recursos.

19: essa mulher não tem preguiça e nem terceiriza todas as coisas que envolvem a casa dela. Mesmo tendo servas para fazer os trabalhos braçais, ela saberia, no mínimo, ensinar essa arte para suas filhas e novas funcionárias. E também substituindo-as quando necessário.

20: Ter dinheiro é ruim? De forma alguma. Amar o dinheiro mais do que a Deus, aí sim. Mas olha que benção: essa mulher não era apenas trabalhadora, mas seu trabalho era lucrativo e ela com certeza podia abençoar muitas pessoas. Ela obedecia a um princípio bíblico de cuidar e amar seu próximo, cuidando das necessidades de quem está em falta de algo.

21: Ela tinha recursos para cuidar da necessidade da sua família no inverno e também vemos que ela era precavida, se programava para que no momento certo, sua família estivesse agasalhada na chegada do inverno. Então, ser uma mulher virtuosa é ser uma mulher que não procrastina e é organizada.

22: O tecido que ela usava era muito caro e era tingido de púrpura, um pigmento que era caro e destinado à nobreza. Símbolo de poder e posição social.

23: Seu marido tinha uma posição social alta, reconhecida, de honra. E essa mulher virtuosa tinha comportamentos que não envergonhavam seu marido, pelo contrário, o faziam permanecer como um homem honroso. Por trás de um grande homem... Existe uma mulher virtuosa! Esse casal junto reflete uma soma de recursos e sabedoria, não um casal dividido.

24: Essa mulher não apenas trabalha, mas transborda seu trabalho. Ela não tecia apenas para ela e sua família, mas tinha condição de fornecer algo necessário para outras pessoas.

25: Veste-se de força e dignidade e ri sem medo do futuro. Seu caráter é revelado aqui nesse versículo. O que a identificava não eram suas vestes externas, mas sim a interna, nesse caso, uma mulher forte e digna. Uau! Você tem mascarado seu interior com sua aparência externa? Essa mulher também pode olhar para o futuro e sorrir, porque ela é uma mulher diligente e temente ao Senhor. Acredito que ela vivia em paz, a paz que apenas o Senhor nos dá.

26: A maneira como ela fala condiz com tudo que vimos até aqui. E olha que maravilha, ela é uma mulher sábia! Ou seja, ela busca conhecimentos e os coloca em prática. E se a boca fala do que o coração está cheio, vemos que ela era uma mulher cheia da presença de Deus na vida dela. O que o seu falar revela sobre você?

27: Ela cuida e zela pelo seu lar e sem preguiça! Ela é atenta e não se distrai nos cuidados com seu lar. Ela não dá espaço para a preguiça, não enrola, não procrastina, faz o que precisa ser feito, quando precisa ser feito.

28 e 29: Encaminhando para o final do capítulo, vemos um fechamento no texto. Essa mulher recebe louvor por parte do marido e filhos, que reconhecem suas ações e obediência aos princípios bíblicos. Independente de as pessoas ao nosso redor reconhecerem nossos esforços, o Senhor vê o que fazemos e Ele nos honra. E também acho interessante ver que são as pessoas mais próximas dela que a elogiam aqui, ou seja, mostra que ela realmente é quem o texto diz que ela é.

30: Aqui o texto evidencia que as qualidades dessa mulher não são passageiras como a beleza dela. Não tem problema cuidar da nossa beleza externa, mas ela passa, pois o tempo age sobre nós. Mas temer ao Senhor não é uma característica que é degradada com a passagem do tempo. E esse elogio, de ser temente ao Senhor, deve ser nosso alvo.

31: As ações dessa mulher são dignas de serem recompensadas e elogiadas. Pois o seu temor ao Senhor a faz digna.

About this Plan

Estudo de Provérbios - Devocional para Mulheres Sábias

A nossa vida é transformada quando verdadeiramente deixamos Deus habitar em nós, nos transformando por completo. Aqui nesse devocional, um estudo do livro de Provérbios, o maior livro de sabedoria da Bíblia, vamos nos aprofundar com o foco em nos tornarmos mulheres sábias.

More