#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

Dia 29 - O caminho da Cruz
Seguia então Jesus com sua cruz para realizar o maior ato de amor que a humanidade já viu. Foi pregado no madeiro, completamente nu e ferido, ao lado de dois criminosos, ridicularizado com uma tábua que dizia: “Este é o Rei dos Judeus” e sendo desafiado a se salvar se era mesmo o escolhido de Deus. Jesus Cristo poderia realmente se salvar, ele tinha todo o poder em suas mãos de reverter a situação, acabar com todo seu sofrimento e revidar contra seus agressores, mas este não é o espírito do Cristo e nem o propósito de Deus. Em meio a tudo isso ele diz: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.
Jesus perdoou nossos pecados, nos justificou diante de Deus, nos ressuscitou junto com Ele e nos entregou o seu Espírito. Através desse Espírito somos capacitados a seguir pelo mesmo caminho de Jesus e cumprir a vontade de Deus para nossas vidas: “se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29 NVT)
Cristo é claro em dizer que quem deseja o seguir, que negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente e o siga. Na vida temos apenas duas opções, ou seguimos a Cristo ou não seguimos. Não há meio termo. Como já vimos no dia 25 (Caminho até o Pai), só há um caminho - O próprio Jesus. O caminho de Jesus é andado em amor, todos os outros caminhos em egoísmo. No caminho de Jesus cada um carrega sua cruz e entende a necessidade do sacrifício, nos outros caminhos esperamos que alguém a carregue por nós enquanto buscamos “benefício".
Não o seguimos para garantir salvação, já fomos salvos. Não o seguimos para receber algo em troca mas como resposta ao que já recebemos. Seguimos para que os outros encontrem o caminho e também o sigam. Nunca pelas nossas forças, mas sempre em rendição ao Espírito a fim de que ele trabalhe sem ser atrapalhado pelo nosso pecado.
Ao fugir da cruz de Jesus, o homem morre sozinho, carregando o fardo muito mais pesado dos seus pecados, se arrastando pela existência sem direção e sem propósito. Na cruz, somos ressuscitados com Jesus e encontramos a verdadeira vida. Busquemos a cruz, pois o fardo de Jesus é leve e seus mandamentos não são pesados.
Aplicação:
Medite: No dia a dia, qual caminho você tem buscado seguir: amor ou egoísmo; sacrifício ou “benefício"; amargura ou perdão; servir ou ser servido; a vontade de Deus ou sua própria vontade?
Jesus não é o destino que caminhamos para alcançar, Jesus é o destino que nos alcança, segura nossas mãos e anda conosco pelo único caminho que vale a pena - o caminho do Cristo, o caminho da vontade de Deus. Agradeça pelo seu Senhor que lhe resgatou e te colocou no único caminho que você pode descansar. Deixe o Espírito te guiar nessa estrada de justiça, paz e alegria.
André Maron- ICF Rio de Janeiro
Scripture
About this Plan

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More
Related Plans

A Heart After God: Living From the Inside Out

2 Kings | Chapter Summaries + Study Questions

The Power of Presence

Bold Prayers for Moms: A Back-to-School Devotional

Every Nation: Getting to Know God More Through Psalm 19

A Slower Life

Unstoppable

Pentecost and the Work of the Spirit

Cradled in Hope
