#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

Dia 10 - A síntese da Pessach e Jesus
Eis que chegam os dias de Cristo. A obra de Deus com o seu povo era uma sombra do que Jesus faria de forma definitiva por nós. A Páscoa judaica não era apenas mais uma cerimônia obrigatória, ela apontava para a perfeita libertação dos nossos pecados que seria cumprida no sacrifício do Messias, nosso Cordeiro pascal.
Jesus desde o início era visto como o sacrifício definitivo, aquele que nos tiraria da escravidão. João Batista ao batizá-lo declarou: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. Sua chegada era aguardada. Assim como o povo no deserto cria na promessa anunciada por Abraão e José do Egito, os judeus aguardavam a chegada do filho de Davi.
Durante a sua vida pudemos enxergar a estreita relação de Jesus com a Páscoa judaica. O início, meio e fim de sua obra se relacionavam diretamente com o que fora dito no Antigo Testamento. Afinal, Jesus não veio abolir a lei de Moisés, Ele veio cumprir, Ele era a própria palavra.
- Desde o início do seu ministério Jesus convidava ao arrependimento. A libertação era anunciada novamente (estava nele) mas dessa vez éramos escravizados pelo nosso próprio pecado.
- Durante sua vida anunciou as boas novas de uma nova terra. Mas essa não era mais terrena, exalando leite e mel, a nossa cidadania era reafirmada nos céus.
- A conclusão de sua obra, por meio da morte e ressurreição, aconteceu durante a semana da festa dos Pães Asmos, sendo uma das evidências mais fortes do tom profético dessas cerimônias.
O Antigo Testamento nos revela o cuidado e misericórdia de Deus com o seu povo, mas seus fundamentos ansiavam pelo que nos é revelado na vida de Jesus. Ler a história de Israel sem enxergar Cristo é não compreender o perfeito amor de Deus por nós. Mas agora o Cristo chegou, o que estava oculto foi revelado. A obra perfeita se cumpria.
Aplicação
O convite que faço hoje é para um momento de contemplação sobre a obra de Deus. Por costume acabamos esquecendo do significado real das Páscoas e ignoramos o panorama completo. Esquecemos que Deus revela seu amor por nós em cada detalhe da história.
Tire um momento para refletir tudo que já foi exposto. Te desafio a passar um dia em jejum e oração! Dentro das suas limitações, passe esse tempo buscando a comunhão com o Deus que nunca desistiu de nós.
About this Plan

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More
Related Plans

Psalm 2 - Reimagining Power

The Lord Speaks to Samuel

One New Humanity: Mission in Ephesians

Season of Renewal

Rescue Breaths

Managing Your Anger

Art in Scripture: Be Anxious for Nothing

Leading Wholeheartedly

What Does God Want Me to Do Next?
