YouVersion Logo
Search Icon

O Poder da GratidãoSample

O Poder da Gratidão

DAY 4 OF 7

Dia 4: Obrigado por tudo o que fizeste

Desde pequenos, aprendemos a orar e a pedir ao nosso Pai Celestial. A Bíblia diz em Jeremias 33:3 (NVI-PT): “Clame a mim e eu responderei …”. E também em Mateus 7:8 (NVI-PT): “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” Este é um dos pilares fundamentais da vida cristã: pedir e confiar que Deus responderá.

Mas... o que acontece depois que Deus nos responde?

SSê honesto: quantas vezes pediste algo a Deus, foste atendido, agradeceste (se é que agradeceste) e, com o tempo, acabaste por esquecer o que Deus fez? Eu confesso: isso já me aconteceu. Talvez também já tenha acontecido consigo.

Às vezes estamos tão focados na resposta que, quando ela chega, simplesmente seguimos com a vida, esquecendo ou minimizando tudo o que Deus fez. E isso é perigoso. Em Deuteronómio 8:11-18, Deus adverte que esquecer as Suas bênçãos pode encher o nosso coração de orgulho, levando-nos a pensar que fomos nós que conseguimos tudo com o nosso próprio esforço.

O Salmo 78:1-14 reforça a importância de nunca esquecermos o que Deus fez por nós e pelos nossos antepassados. Uma das práticas mais importantes do povo de Israel era contar às gerações futuras os feitos de Deus, alimentando um espírito de gratidão contínua.

Quando somos gratos por tudo o que Deus já fez, acontecem três coisas:

  1. A nossa confiança em Deus é preservada: Cada oração respondida fortalece a nossa fé. Mas esquecer o que Ele fez… enfraquece a nossa confiança.
  2. O nosso presente e o nosso futuro enchem-se de fé: Se Deus fez no passado, fará de novo hoje… e também amanhã.
  3. Abençoamos as próximas gerações: A Bíblia mostra como a atitude de um pai pode influenciar os filhos. David foi grato e Salomão buscou a Deus. Salomão esqueceu-se e a geração seguinte afastou-se. Se semearmos gratidão hoje, colheremos fé nas gerações futuras.

Tudo o que somos até hoje... é porque Deus nos ajudou. Alguma vez te esqueceste do teu próprio aniversário? É quase impossível, certo? Porque datas importantes não se esquecem. Da mesma forma, não devemos esquecer tudo o que Deus já fez por nós. Lembre-se sempre disto: As orações respondidas revelam quem Deus é. Mas a nossa gratidão e memória sobre as Suas maravilhas revelam a Deus quem nós somos.

----

Reflexão:

O que Deus já fez por si e pelos seus familiares? Tire um tempo para recordar e agradecer.

----

Oração:

Pai, ajuda-me a ter sempre um coração grato e uma boa memória espiritual. Obrigado por tudo o que já fizeste na minha vida. Se cheguei até aqui, foi pela Tua misericórdia, pela Tua paciência, pelo Teu perdão, pela Tua graça e pelo Teu amor.

About this Plan

O Poder da Gratidão

A gratidão é uma chave poderosa. Mas... quão poderosa? Poderosa o suficiente para lhe dar uma nova perspetiva sobre o passado, impactar o seu presente e trazer confiança para o futuro. Neste plano, irá descobrir a importância de ser grato, não apenas a Deus, mas também ao próximo.

More