25 Dias De Fé E AmorSample

Jeito bíblico de ensinar
"Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar." – (Deuteronômio 6:6-7 NVI)
Reflexão:
Sendo filho de pedagoga, o ensino sempre foi algo muito valorizado dentro de casa. Posso dizer com muita convicção que uma das coisas que meus pais sempre me incentivaram a fazer foi aprender. E, nessa passagem de Deuteronômio, vemos o método de ensino que Deus instrui Israel a seguir.
Primeiro, Ele fala sobre ensinar com persistência, ou seja, sempre. E Deus diz que "sempre" é sempre: ao deitar, ao levantar, no andar, em todos os momentos. Isso pode parecer algo difícil, mas, na realidade, é bem simples. Se você está com o coração em Deus, torna-se natural que tudo o que faz seja visando a glória d'Ele, e isso já é um ótimo exemplo para os filhos.
Lembro de muitas conversas com meu pai sobre Deus, Bíblia e graça. E essas conversas não eram numa mesa de reunião e nem tinham hora marcada. Nós simplesmente estávamos andando de carro, indo dormir ou tomando café. Nunca foram conversas programadas (pelo menos não da minha parte), mas ele me ensinava sobre a Palavra em toda oportunidade que tinha.
Na sequência dessa passagem, a instrução é amarrar a Palavra na testa e no braço, ou seja, ela deve ser ensinada de formas criativas e não somente em conversas. O ensino informal, como já falado, é essencial, mas o intencional e criativo também é dito como sendo importante.
Novamente, contando um exemplo pessoal, lembro da época em que meu pai estava com complicações médicas e corria sério risco. Minha mãe, todo dia, colocava para tocar a música “Ainda que Figueira”. Como eu era pequeno, não entendia muito bem, mas, depois de um tempo, consigo olhar para trás e perceber como ela foi sábia em nos fazer cantar toda manhã “ainda que a figueira não floresça […] eu me alegrarei em Ti”, pois, mesmo que não me desse conta, ela me ensinou como lidar caso tivesse ocorrido alguma fatalidade com o meu pai.
Já no final desses versículos, o autor aponta que a Palavra deve ser pendurada nos batentes e umbrais das portas. Principalmente para crianças, o aspecto visual é essencial e ajuda a fixar passagens com mais facilidade.
E posso comentar sobre essa parte visual que, praticamente, toda história bíblica que lembro da infância está relacionada com as diversas Bíblias em quadrinhos que tive. Tenho muito viva na memória a felicidade de saber que mamãe ia à cidade, pois, sempre que ela ia lá, passava numa livraria cristã e trazia pelo menos um quadrinho de história bíblica. E minhas professoras de EBD podem testemunhar o quanto aprendi lendo essas histórias de forma visual.
A Bíblia, a Palavra de Deus revelada a nós, é a mais importante obra que temos acesso, e ela é digna de ser ensinada a todo momento, de maneira criativa e visual.
Oração:
Senhor, que estás nos céus, Rei sobre tudo o que existe, estende Teus ouvidos a nós, Teus servos tão pequenos. Queremos Te agradecer pelo privilégio de nos ter revelado Tua Palavra, pela qual Te conhecemos. Obrigado pela beleza que há em cada palavra da Bíblia. Senhor, queremos Te pedir ajuda para ensiná-la da melhor forma às nossas famílias. Somos falhos, incapazes e insuficientes, por isso declaramos depender de Ti para isso. Apossando-se de nós de forma que, ao levantar, deitar e andar, possamos falar de Ti, dá-nos da Tua criatividade para ensinarmos de forma criativa e nos forneça recursos para que a Palavra seja explicada de forma visual. Sê com nossas crianças e faça-as entender o evangelho verdadeiro. Em nome de Jesus, amém.
Desafio Prático:
Como esse texto fala de três coisas, também haverão três sugestões de práticas:
Faça questão de compartilhar o que você aprendeu na sua devocional desse dia com a sua família. Mesmo que, a princípio, pareça forçado, faça isso de forma informal, enquanto limpam a casa ou estão deitados antes de dormir. Ao ler uma história bíblica, façam uma encenação. Monte um cartaz com uma história bíblica, pendure-o numa parede do quarto e, sempre que contar essa história, use o cartaz como apoio.
Scripture
About this Plan

25 Dias de Fé e Amor Escrito por Alessandro, Sheila, Mateus e Bia Arantes, este devocional reúne reflexões de uma família que viveu 25 anos de fé, desafios e milagres. São 25 dias com mensagens inspiradoras, orações e aplicações práticas que fortalecem relacionamentos e aproximam de Deus. Um guia espiritual e transformador para casais e famílias que desejam viver um amor verdadeiro alicerçado em Cristo.
More









