25 Dias De Fé E AmorSample

Honrar Pai e Mãe
"Saul e Jônatas, mui amados, nem na vida nem na morte foram separados."(2Sm 1.23 NVI)
Reflexão:
Será que o editor errou o texto? Não era para ser Ex 20.12? Não. Sem dúvidas, é nos Dez Mandamentos que encontramos a mais direta ordem a respeito da forma como os filhos devem tratar os pais. Contudo, creio que, especialmente num livro de devocional, seja importante vermos isso acontecer na prática. E, ao meu ver, a história de Jônatas e Saul é uma das melhores para ilustrar esse mandamento.
Antes de começar, preciso fazer um comentário: sei que tive o privilégio não só de nascer num lar cristão, mas também numa casa muito bem estruturada. Contudo, meus pais ainda são humanos, e, por mais que lutem contra o pecado, ainda são pecadores. Por isso, erram, e, por diversas vezes, erram feio.
No livro de Samuel, Saul é apresentado como alguém que erra muito. Ele conhece a Palavra de Deus, foi eleito pelo próprio Senhor para ser rei, mas insiste em ser rebelde e desobedecer deliberadamente às ordens divinas. Em contraste com ele, a Bíblia apresenta Jônatas, seu filho, um jovem temente a Deus, que, mesmo diante de toda a iniquidade do pai, não se afasta dele.
Lembro do dia em que fugi de casa. Não tenho tempo de contar toda essa história aqui, mas o importante é que um dos motivos para isso foram os problemas familiares que haviam se iniciado. Brigas entre meus pais e minha irmã se tornaram comuns, e eu não sabia lidar com isso. Meus pais erraram naquele momento, não por brigarem com a Bia, mas por não demonstrarem amor apesar dos conflitos.
Mas não foram só eles que erraram, eu também errei. Minha fuga desse problema foi literalmente isso: uma fuga. Eu os desonrei e decidi fugir de casa. Hoje, olhando para trás, vejo como Deus é maravilhoso! Mesmo sendo tão falhos, o Senhor manteve nossa família de pé.
Graças a Deus (literalmente), toda a nossa família conhece o evangelho, mas sei que essa não é a realidade de todos. Muitas pessoas têm pais como Saul. Mas gosto de ler a história desses homens e saber que, mesmo com um pai como Saul, Jônatas foi fiel a Deus. Mesmo com uma família quebrada, ele foi piedoso — algo que eu não consegui ser quando precisei.
Oração:
Senhor, Deus do universo e regente das estrelas, ouve agora a minha súplica. Perdoa-me pelos pecados que cometi contra minha família. Peço ajuda para, assim como o Senhor preservou Jônatas fiel a Ti mesmo numa casa difícil, ser leal a Ti, mesmo quando os membros da minha família errarem ou agirem como Saul. Ensina-me a Te amar tanto que esse amor transborde para a minha família, mesmo em meio às falhas. Permite-me ser um testemunho na vida daqueles que estão perdidos. E, depois da morte, que eu seja lembrado como alguém que amava a família como Jônatas foi. Faz-me cada vez mais parecido contigo. Em nome de Jesus, amém.
Desafio Prático:
Após a próxima discussão que tiver em casa (infelizmente, é inevitável que isso aconteça), sirva uma refeição àquele com quem brigou. Não importa quem começou ou de quem é a culpa; mostre que, acima de qualquer desavença, está o amor de Deus que você tem pela sua família.
Scripture
About this Plan

25 Dias de Fé e Amor Escrito por Alessandro, Sheila, Mateus e Bia Arantes, este devocional reúne reflexões de uma família que viveu 25 anos de fé, desafios e milagres. São 25 dias com mensagens inspiradoras, orações e aplicações práticas que fortalecem relacionamentos e aproximam de Deus. Um guia espiritual e transformador para casais e famílias que desejam viver um amor verdadeiro alicerçado em Cristo.
More









