YouVersion Logo
Search Icon

Bendita Esperança! O Retorno de Cristo, o ReiSample

Bendita Esperança! O Retorno de Cristo, o Rei

DAY 11 OF 30

Olá, como esses dias estão sendo para você? Espero que o Senhor esteja falando muito ao seu coração!

Anteriormente, no Dia 10, falamos sobre Abraão. Hoje falaremos de sua esposa Sara, pois as promessas que Deus fez a Abraão também a alcançavam, principalmente a promessa de um filho. Quando leio as narrativas, sempre me pego pensando em como os personagens se sentiram em determinada circunstância. Vamos tentar entender os sentimentos de Sara no meio disso tudo.

Sabemos que eles eram um casal já idoso e sem filhos, o que não era boa coisa na época, já que ter filhos era um sinal de prosperidade e favor divinos (então fazia sentido a frustração de Abraão). Mas, para Sara, era ainda pior, pois a infertilidade era uma desonra para a mulher naquela época.

Imagine quais eram as expectativas dela ao se casar com Abraão quando eram jovens. Com certeza, ela pretendia ter filhos porque isso já era esperado dela. Mas ela não teve nenhum e agora ela já era velha. Pelo relato de Gênesis 18, Sara parece ter se conformado com sua condição, ela já não esperava mais ser agraciada com um filho, pois, ao ouvir que engravidaria em menos de 1 ano, ela riu. Não era um riso de alegria, mas um riso de descrédito, ela não achava que isso fosse possível.

Quando o Senhor a indaga sobre seu riso, ela poderia ter dito "sim, ri porque fiquei contente", mas isto não era verdade e ela tinha sido pega de surpresa com a pergunta. Ela mentiu para esconder sua insegurança e o Senhor a expôs, enfatizando a superioridade da sua promessa: "existe alguma coisa difícil demais para mim?"

Voltando mais um pouco, em Gênesis 16, vemos o relato do nascimento de Ismael. Para mim, esta é uma prova viva de como Abraão e Sara, assim como nós, tinham dificuldades em esperar. Como o cumprimento da promessa parecia estar demorando, eles (principalmente Sara) encontraram um jeito de dar uma ajudinha. De um "caso extraconjugal" consentido e arquitetado por Sara, nasce o primeiro descendente de Abraão, Ismael, o filho da escrava.

Não era esse o descendente a quem Deus se referiu em sua promessa, mas Ele continuava no controle e, apesar das inseguranças e ansiedades de nossos heróis, Ele cumpriu sua promessa. Isaque veio, na hora certa, no tempo que Deus achou oportuno. Mais tarde, Abraão provou que seu coração era totalmente do Senhor quando concordou em oferecer o filho da promessa como sacrifício, ele provou que amava o Senhor por quem Ele é e não pelo que Ele podia dar a ele.

E nós? Será que amamos o Senhor mais do que suas bênçãos?

About this Plan

Bendita Esperança! O Retorno de Cristo, o Rei

Olá, Nat aqui! Estou muito feliz por você ter escolhido este plano para fazer parte do seu momento com Deus. Seja bem-vindo! Eu gosto muito de acompanhar o Calendário Litúrgico e estamos chegando ao fim de mais um ciclo. Logo estaremos ouvindo sobre a Estação do Advento novamente. Atualmente, estamos vivendo a Estação do Tempo Comum, que se encerra ao fim do mês de novembro, no domingo de Cristo, o Rei. Espero que, pelos próximos 30 dias, possamos experimentar um alinhamento do nosso coração enquanto olhamos para Ele. Vamos juntos!

More