O poder das palavras: Um desafio de 30 diasSample

Abrindo o portão
Por Mary Kassian
LEITURA DE HOJE
Tiago 4.1–12
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ~ Tiago 4.6
SEU DESAFIO
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
DEVOCIONAL
Quando eu era criança, adorava assistir a um programa infantil chamado The Friendly Giant (em tradução livre, O Gigante Amigável). Todas as manhãs, às 10 horas, eu assistia fascinada enquanto a ponte levadiça do castelo do gigante era abaixada e os portões se abriam para permitir a entrada dos pequenos telespectadores. No final do programa, aqueles portões enormes se fechavam lentamente e a ponte era erguida, separando o gigante do mundo exterior.
E, assim como aquele portão, nossas palavras podem, orgulhosamente, afastar as pessoas — ou, humildemente, convidá-las a entrar.
Todas nós erigimos alguns “portões altos” com a nossa boca. Gosto de chamar um deles de “o portão do combate”. Isso significa que começamos conversas com a espada em punho. Mesmo que não ataquemos, essa mentalidade de combate nos faz assumir uma postura armada — prontas para defender ou contra-atacar.
Fechamos nossos portões, fortificamos nossas defesas, atacamos e travamos combates — até mesmo com aqueles que mais amamos. Mas por quê? De acordo com Tiago 4.1–3, as brigas e discussões surgem quando:
- Não conseguimos algo que desejamos.
- Não podemos ter o que desejamos.
- Invejamos aqueles que têm o que desejamos.
- Buscamos as pessoas, e não Deus, para obtermos aquilo que desejamos.
- Consideramos nosso próprio prazer como o objetivo mais importante.
Abrir nossos portões abre um caminho para Deus agir em nossas vidas. Para isso, devemos — com sabedoria e humildade — cultivar um espírito de paz. A paz derruba barreiras. Ela destrói muros de hostilidade. Com a paz de Deus, podemos ter um espírito tranquilo, que não é nem defensivo nem combativo. E quando escolhemos buscar a paz e promovê-la em nossa comunicação com os outros, a Bíblia nos promete que teremos alegria (Pv 12.20).
ORAÇÃO
Senhor, perdoa-me pelos portões que construí com minhas palavras e que afastaram as pessoas. Remove toda defensividade do meu coração e mostra-me maneiras de buscar a paz em minha comunicação com os outros.
APROFUNDE-SE
Leia 1 Pedro 3.8–18 e anote todas as maneiras como podemos buscar a paz. Como você pode escolher viver isso hoje ao se comunicar com os outros?
Scripture
About this Plan

Estamos muito animadas por saber que você dedicará este mês para refletir sobre como tem usado suas palavras! Elas possuem grande poder: podem curar, apoiar e também ferir. Por isso, agora é a melhor hora para pausar e avaliar o que sai da sua boca. Você receberá um desafio, um pequeno devocional e dicas para ajudá-la a colocar tudo em prática. Ore, leia os versículos, registre suas reflexões e permita que Deus transforme sua língua e coração para a glória dele. Buscando a Deus juntas, Equipe Aviva Nossos Corações
More
Related Plans

The Key of Gratitude: Accessing God's Presence

A Spirit-Filled Life

From PlayGrounds to Psychwards

NT One Year Video - Q1

Decide to Be Bold: A 10-Day Brave Coaches Journey

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

7 Ways to Grow Your Marriage: Wife Edition

Standing Strong in the Anointing: Lessons From the Life of Samson

A Word From the Word - Knowing God, Part 2
