Fé, Coragem E Posicionamento - As Mulheres Do PropósitoSample

Miriã: a fé que vigia e intercede
A história de Moisés é tecida em um pano de fundo que costura a vida de mulheres corajosas, piedosas e bem posicionadas. Mulheres diferentes em personalidades, na ligação com ele, na idade e de diferentes origens, entretanto, todas usadas por Deus para um único propósito: preservar a vida do escolhido de Deus. Desde Sifrá e Puá, Deus, em seus desígnios, vem traçando caminhos inusitados para a chegada do libertador, e Miriã, sua irmã, mesmo tão jovem, protagoniza mais essa etapa da narrativa de Êxodo 2.
A irmã de Moisés, apesar de não ter um compromisso de responsabilidade maternal por ele, participou do plano que sua mãe, Joquebede, havia traçado. A menina acompanhou cuidadosamente, à distância, tudo o que acontecia com aquele bebê embarcado no cesto. Ela se torna sua escudeira fiel, posicionando-se como vigia do menino, uma verdadeira atalaia.
Porém, não se restringiu a observar, nem se contentou em cuidar de longe. Talvez em seu íntimo, relutou com a vontade de socorrer o choro do irmão e esperou pacientemente até que a filha do Faraó finalmente o encontrasse e se comovesse com um bebezinho em prantos. Miriã vigiou, acompanhou e, agora, aproveitava uma oportunidade única e decisiva para influenciar a filha do Faraó em relação ao futuro da criança. Prontamente, sugere à egípcia que se encarregaria de achar uma hebreia que pudesse alimentar e cuidar daquele bebê. Atitudes de quem confia demais que Deus está "neste negócio"; chegar tão perto, arriscar-se tanto, a ponto de pôr toda a história a perder.
Cabe aqui, a essa talentosa e ousada jovem, o papel de mediadora. Ela transformou-se na intercessora de Moisés, aquela que estava no lugar certo, na hora certa, pelos motivos certos, intervindo em favor de alguém. O propósito não precisa ter sido gerado em nós para que participemos do plano de Deus. Podemos nos posicionar como intercessores pela vida de alguém, não apenas vigiando e orando por ela, mas, quando diante do momento propício, assim como Miriã, no lugar certo, na hora certa, com as motivações certas, sermos instrumentos de Deus para influenciar a decisão sobre a vida de outros, para que o propósito maior do Senhor seja cumprido.
Como é honroso, nobre e glorioso o papel do intercessor, que, assim como Jesus fez, intercedendo ao Pai, não requerendo a glória do êxito para si, mas se responsabilizando por todos nós, concedeu-nos salvação. Às vezes, Deus está esperando de nós um posicionamento de disposição em vigiar pela vida de alguém, de sermos atalaias, mediadores de projetos que glorificam o nome do Senhor na nossa comunidade de fé, de intercedermos com orações e ações por projetos missionários que levarão o Evangelho de Cristo a outros povos e nações, de intervirmos por pessoas e agirmos em prol da Grande Comissão ordenada por Jesus a todo discípulo seu.
Hoje, convido você a orar a Deus por alguém. E, se o Senhor colocar em seu coração o desejo de mediar algo por essa pessoa, que você possa ter a fé necessária para crer e a coragem para agir conforme a sabedoria que vem do alto.
Scripture
About this Plan

Deus é perfeito em tudo que faz. Nesse devocional, observaremos como Deus uniu mulheres diferentes em torno de um propósito grandioso. Mulheres que tinham em comum a fé e a ousadia necessárias para se posicionarem em enfrentamento a situações adversas e perigosas do seu tempo. Hoje, também podemos estar sujeitos a desafios semelhantes, e portanto, espero que esse devocional te ajude a buscar na Palavra de Deus o fortalecimento, a inspiração e sabedoria necessários para vencer batalhas e cumprir os propósitos de Deus em nossos dias.
More
Related Plans

Go

Loving Well in Community

Revelation | Reading Plan + Study Questions

The Journey of Prayer

Connect With God Through Reformation | 7-Day Devotional

Romans: The Glory of the Gospel

Journey Through Genesis 1-11

BEMA Liturgy I — Part C

Pray With Purpose: 3 Days of Collect Prayer
