Judas, Um Homem Que Tinha Tudo Para Dar Certo E Escolheu O ErroSample

Há alguns anos ouvi uma pregação do Pr. Samuel Cravo (meu pai) que me marcou profundamente. Todas as vezes que lembro dela, algo se move dentro de mim, por isso decidi compartilhar esse conteúdo. Minha oração é que mais pessoas, assim como eu, sejam tocadas e vivam uma verdadeira mudança de vida.
Falar de Judas Iscariotes dói dentro de mim. Judas se tornou uma figura muito conhecida na Bíblia: o homem que traiu Jesus. Inclusive, até hoje usamos seu nome para nos referirmos a pessoas falsas, traiçoeiras ou mentirosas.
Jesus escolheu doze apóstolos. Mas como eram esses homens? Ricos? Altamente instruídos? Perfeitos? Não. Eram doze homens comuns que estavam dispostos a largar suas vidas para seguir Jesus.
Isso revela que Deus nos ama como somos e por amor a nós, deseja nos transformar.
Quando olho para os apóstolos, vejo graça, misericórdia e amor. É Deus dizendo que Ele pode trabalhar com qualquer ser humano, desde que haja disposição para mudar.
Eles passaram três anos e meio com o Filho de Deus — tempo suficiente para gerar transformação. Em Atos, vemos os frutos desse investimento de Jesus na vida desses homens. Mas, entre eles, estava Judas. E é sobre ele que vamos refletir nestes três dias.
Judas nos ensina muitas lições. Ele recebeu o chamado como os outros. Jesus passou uma noite inteira em oração antes de escolhê-los. Judas estava entre eles. Ele era o tesoureiro do grupo, o que cuidava do dinheiro. Isso significa que ele era confiável aos olhos dos demais.
Mas... onde começou a queda de Judas? A Bíblia não revela exatamente quando. Ele parecia confiável, não levantava suspeitas. Mas sua ruína começou de forma sutil.
Talvez você tenha traumas que não pediu para ter, mas eu te digo: grande parte do que você vive hoje é resultado das suas escolhas. Trauma tem cura. Não se pode passar a vida inteira culpando o passado. Se for necessário, busque ajuda. Saia desse ciclo vicioso de culpar outros. Assuma suas responsabilidades. Coloque suas dores aos pés de Jesus. Ele tem poder para sarar e curar.
Judas fez uma escolha: trair Jesus. Nossos problemas começam quando tomamos decisões erradas. "Um abismo chama outro abismo" — isso é real. O erro de Judas foi se agravando. Talvez ele tenha pensado que seria a última vez.
Ele roubava da bolsa, acreditava que ninguém sabia, mas Jesus sabia.
Não podemos ter segredinhos diante de Deus. Se você precisa de ajuda espiritual, procure seus pastores.
Judas achava que tinha controle sobre sua avareza. Pensava que a qualquer momento poderia mudar. Mas não percebeu que havia perdido o controle.
Ou ele parava tudo e resolvia, ou continuava com a farsa. E você já sabe o que ele escolheu...
Quantos de nós começamos nossas quedas com frases como: "é só hoje", "amanhã eu mudo" ou "não tem nada a ver". Tudo começa de maneira sutil.
Oração do dia:
Senhor, quero ser sincero(a) contigo. Se há em mim alguma área onde estou caindo aos poucos, me mostra. Me ajuda a perceber os sinais, a reconhecer minhas falhas e a voltar ao Teu caminho. Que meu coração seja moldado pela Tua graça, antes que a queda se torne destruição. Amém.
Aplicação prática:
Reserve um tempo hoje para examinar seu coração. Pergunte ao Espírito Santo: "Em que área da minha vida eu preciso mudar antes que seja tarde?" Anote e ore sobre isso.
Scripture
About this Plan

Ele andou com Jesus, viu milagres, ouviu verdades que transformaram vidas… mas escolheu o erro. Este devocional de 3 dias vai te confrontar, abrir seus olhos e revelar como decisões sutis podem nos afastar do propósito. Você tem carregado segredos que te corroem por dentro? Está vivendo uma fé de aparência? Não espere o fim para perceber que poderia ter escolhido diferente. Jesus não desistiu de Judas… foi Judas quem desistiu de si. Deixe essa palavra te sacudir por dentro — e te conduzir ao arrependimento, à verdade e à restauração.
More