Ser discípulo de JesusSample

SEMANA 7: ENCARANDO O PERDÃO
Dia 48: Perdão dentro da família
"Miriã e Arão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este havia tomado; pois ele tinha tomado uma mulher cuxita. E disseram: — Será que o Senhor falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós? E o Senhor ouviu o que eles disseram." Números 12:1-2 NAA
Embora não devesse, é comum as "tretas" entre irmãos por ciúmes ou inveja, por mágoas, por divisão de herança, por preferência dos pais, por cunhados que não se enquadram na família etc. O motivo normalmente começa por um assunto e termina em outro.
No versículo citado no início desse devocional, vemos que o preconceito em relação à cunhada, esposa de Moisés, foi a gota d'água para Miriã e Arão. Miriã, influenciando Arão, pecaram questionando a autoridade de Moisés dada por Deus. Por serem próximos, acharam que podiam falar qualquer coisa sem que isso trouxesse consequências.
Atitudes como essa podem se tornar um empecilho ao perdão, pois muitos ficam magoados ou ressentidos por não esperarem esse tipo de comportamento de alguém que mais as conhece e com as quais já passaram por tantos desafios juntos.
Moisés não agiu assim. Ele é identificado neste texto como um homem manso, mais do que qualquer um sobre a face da terra. Sua identidade refletia sua intimidade com Deus. Ele não ficou ressentido e não buscou vingança, apenas perdoou, orando por sua irmã.
Miriã ficou sete dias isolada seguindo a lei, e ninguém partiu antes da sua completa restauração. As consequências sempre existirão quando pecarmos, como neste caso, o processo de cura de Miriã, o tempo que o povo perdeu na jornada esperando por ela. No entanto, não podemos prosseguir sem que haja restauração. Deus a perdoa, porém existem as consequências do pecado (12:14). O processo de restauração muitas vezes leva um tempo; a colheita das consequências por vezes é amarga. O pecado dentro da família atrasa a jornada (12:15). Projetos, sonhos, são adiados ou até mesmo abortados por conta do pecado.
Reflexão e ação
Nesta semana, ore pedindo duas coisas: primeiro, um coração manso e disposto a perdoar seus familiares; segundo, peça a Deus uma oportunidade para reconciliação.
Scripture
About this Plan

Este devocional foi criado a partir do interesse de um grupo de pessoas que estavam vivendo um processo de discipulado em suas igrejas, interessadas em praticar de forma mais intencional a jornada de ser discípulo de Jesus. O devocional serve como uma ferramenta de suporte ao livro “Ser discípulo de Jesus”, publicado pela Equipar. Foram escolhidas pessoas de igrejas diferentes, envolvidas nessa vivência de discipulado, para escreverem e compartilharem suas percepções e insights a partir de cada tema. O devocional foi desenvolvido para ser feito em 8 semanas. Aproveite para praticar o que é ser discípulo de Jesus!
More
Related Plans

The Faith Series

"Jesus Over Everything," a 5-Day Devotional With Peter Burton

A Heart After God: Living From the Inside Out

Paul vs. The Galatians

The Intentional Husband: 7 Days to Transform Your Marriage From the Inside Out

The Inner Life by Andrew Murray

After Your Heart

Resurrection to Mission: Living the Ancient Faith

Nearness
