Ser discípulo de JesusSample

SEMANA 1: EU SOU UM DISCÍPULO?
Dia 4: O imediatismo e a perseverança na caminhada
Nossa geração tem acesso a muitas informações de forma rápida e instantânea. É incrível ver a velocidade com que fazemos uma pesquisa e recebemos em instantes inúmeras respostas. Essa nova forma de viver também pode nos causar insatisfação se estivermos diante de desafios que demandam tempo, esforço e resiliência, já que esses desafios exigem atitudes e não trazem resultados visíveis e instantâneos.
Somos uma geração imediatista. Temos dificuldade de esperar em uma fila, não queremos perder nosso tempo conversando com atendentes ou dando indicações e conselhos aos outros, pois isso tudo demanda tempo. Temos muita informação, porém, isso não é garantia de uma vida feliz e bem-sucedida. A tecnologia facilita a nossa vida e pode ser uma bênção, mas ao mesmo tempo pode nos distrair do relacionamento diário com Deus. O desenvolvimento constante da nossa fé vem com a perseverança e não como os resultados tecnológicos que alcançamos com um clique.
Nos tempos bíblicos, o relacionamento entre um mestre religioso e seus discípulos eram profundamente imersivos, requeria uma renúncia pessoal, deixar sua família e seguir o seu mestre. Vemos os discípulos na sua caminhada com o Mestre Jesus, se dedicando e se entregando intensamente. Eles viveram lado a lado com Jesus, puderam aprender a falar como o seu mestre, fazer milagres como Ele fazia e se relacionar com as pessoas como Jesus se relacionava. Foram apenas alguns anos de aprendizado na vida destes homens, mas extremamente necessários para a grande tarefa que teriam que cumprir e impactaram todas as gerações posteriores a eles.
Provavelmente os discípulos não se deram conta da grandeza do aprendizado que tiveram. Assim também conosco, tantas vezes não temos a consciência da grandeza daquilo que Deus está nos ensinando quando decidirmos nos entregar a Ele.
Desde a infância eu fui um menino muito tímido, tive poucos amigos, com muitos conflitos por causa da baixa autoestima e dificuldades imensas para me expressar. Na adolescência, eu aceitei a caminhada transformadora da fé com Jesus e pude perceber que Deus foi me transformando. As lutas que passei se tornaram ensinamentos, os muitos momentos difíceis de conflitos internos, quedas e recomeços, me tornaram quem eu sou hoje.
Quando olho para trás, lembro desses momentos e consigo identificar as coisas que aprendi com meu bom Mestre. Tudo o que aprendi na minha jornada e os ensinamentos que recebi do Senhor enquanto passava pelos conflitos, estão guardados em meu coração e me ajudam ainda hoje. Da mesma forma, as limitações e batalhas que venço atualmente, me ajudarão no futuro também. Assim, consigo prosseguir, olhando para o alvo e continuando a minha caminhada de discípulo de Jesus até a eternidade.
Reflexão e ação
Estou tentando construir uma relação muito imediatista com Jesus? O que eu preciso fazer para desenvolver perseverança na minha caminhada de seguir a Jesus?
About this Plan

Este devocional foi criado a partir do interesse de um grupo de pessoas que estavam vivendo um processo de discipulado em suas igrejas, interessadas em praticar de forma mais intencional a jornada de ser discípulo de Jesus. O devocional serve como uma ferramenta de suporte ao livro “Ser discípulo de Jesus”, publicado pela Equipar. Foram escolhidas pessoas de igrejas diferentes, envolvidas nessa vivência de discipulado, para escreverem e compartilharem suas percepções e insights a partir de cada tema. O devocional foi desenvolvido para ser feito em 8 semanas. Aproveite para praticar o que é ser discípulo de Jesus!
More