YouVersion Logo
Search Icon

Ser discípulo de JesusSample

Ser discípulo de Jesus

DAY 31 OF 56

SEMANA 5: PARTICIPANDO DA TRINDADE

Dia 31: Jesus e sua angústia

Algo sobre Jesus sempre me chamou muita atenção. Quando Ele estava prestes a ser traído e crucificado, orou tão intensamente que suou sangue, clamando ao Pai: “Se for possível, afasta de mim este cálice” (Lucas 22:42). Na cruz, em meio à agonia, gritou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46).

Essas não parecem ser atitudes de alguém destemido. Pelo contrário, parecem revelar medo, angústia e uma fragilidade que não combinam nem com os super-heróis do cinema, muito menos com o Deus real encarnado.

Ao longo da história, inúmeros cristãos foram martirizados por sua fé, muitos deles enfrentando a morte com impressionante bravura e confiança. Histórias como a dos apóstolos, que foram mortos proclamando o evangelho sem hesitar, ou a muitos de mártires na história da igreja, mostram homens que encararam seu destino sem demonstrar o desespero que vemos em Jesus naquele momento.

Por que Jesus pareceu diferente? O que estava acontecendo ali? Segundo Tim Keller, no livro Fé na Era do Ceticismo, a resposta é surpreendente. A dor física da cruz foi terrível, as humilhações públicas foram cruéis, mas tudo isso era nada comparado ao verdadeiro sofrimento de Cristo: a separação da Trindade.

Imagine alguém que termina um namoro e sente tristeza. Agora, pense em um casamento de anos que se desfaz – a dor é muito mais profunda. Mas agora tente imaginar uma relação de amor perfeito, existente desde antes da fundação do mundo, sendo quebrada. Não, você e eu não podemos alcançar o que seria isso.

Jesus não apenas sofreu fisicamente na cruz. Ele levou sobre si o pecado da humanidade, e isso fez com que, pela primeira vez na eternidade, Ele experimentasse o que significa estar separado do Pai. A unidade perfeita da Trindade foi rompida por um instante para que a justiça de Deus fosse satisfeita.

Essa dor não pode ser comparada a nada que possamos entender. Foi um sofrimento espiritual e cósmico, algo que nenhum outro mártir jamais experimentou. E Ele aceitou isso por nós. Essa é a grandeza do evangelho: Jesus não apenas morreu por nós – Ele foi até o limite do sofrimento, enfrentando a separação de Deus, para que nunca mais tivéssemos que passar por isso.

Reflexão e ação

Se Ele enfrentou tudo isso para te ter de volta, será que você tem dado a Ele o lugar que merece em sua vida?

About this Plan

Ser discípulo de Jesus

Este devocional foi criado a partir do interesse de um grupo de pessoas que estavam vivendo um processo de discipulado em suas igrejas, interessadas em praticar de forma mais intencional a jornada de ser discípulo de Jesus. O devocional serve como uma ferramenta de suporte ao livro “Ser discípulo de Jesus”, publicado pela Equipar. Foram escolhidas pessoas de igrejas diferentes, envolvidas nessa vivência de discipulado, para escreverem e compartilharem suas percepções e insights a partir de cada tema. O devocional foi desenvolvido para ser feito em 8 semanas. Aproveite para praticar o que é ser discípulo de Jesus!

More