YouVersion Logo
Search Icon

Ser discípulo de JesusSample

Ser discípulo de Jesus

DAY 24 OF 56

SEMANA 4: DESFRUTANDO DA GRAÇA NO CAMINHO

Dia 24: Graça que nos convida à mesa

Quando eu era adolescente, compreendi que Deus me chamou para fazer a diferença no mundo, especialmente cuidando das pessoas mais vulneráveis. Minha oração diária era: "Senhor, me permita fazer parte do que o Senhor está fazendo no mundo", uma oração que aprendi com uma missionária.

Em uma visita à Fundação Casa, tive uma experiência que abriu meus olhos para a graça de Deus. Era minha primeira vez naquele lugar e, antes de entrarmos na unidade de internação, recebemos algumas instruções. Fui com uma ONG que realiza um trabalho incrível. Naquela hora, minha principal dúvida era como saberia o motivo que levou aqueles meninos a estarem ali. Na minha mente, isso parecia essencial.

Foi então que a diretora daquela ONG nos orientou a não perguntarmos sobre o passado deles. O ponto era: se estamos ali para falar da nova vida em Cristo, que apaga nossos erros e nos resgata da escravidão do pecado, qual era a necessidade de saber o passado deles? Também entendi que saber do passado deles não deveria mudar a relação que iríamos construir a partir dali e a forma como iria enxergá-los.

Antes mesmo de entrar naquele lugar, já havia aprendido uma grande lição naquele dia. Mais tarde, conversei com muitos deles, olhei nos olhos de cada um, falei sobre sonhos, futuro e esperança. Jogamos ping-pong, cantamos louvores e, ao final, nos sentamos à mesa para um lanche.

Não tenho exemplo mais claro do que isso para ilustrar o que significa a mesa de Cristo. A todo momento ali, eu pensava: poderia ser eu, atrás daquelas grades, se não fosse pela graça de Cristo, pelas oportunidades que tive e onde nasci. A graça e o sangue de Cristo nos nivelam, nos colocando em pé de igualdade com todos que a receberam. Na mesa de Cristo, há espaço para todos que O aceitam como Salvador. Não sou eu quem devo decidir quem deve ou não se sentar nessa mesa. Devo, com humildade, reconhecer a graça que me alcançou e aceitar o convite de Jesus, me assentando no lugar que Ele preparou para mim.

A graça de Deus tem o poder de transformar a maneira como vemos o mundo e as pessoas ao nosso redor. Em Mateus 22:1-10, Jesus conta a parábola do Banquete de Casamento. Ele faz um convite a todos para se sentarem à Sua mesa, refletindo a ideia de inclusão e graça. O banquete é para todos, e não importa nossa origem, erros ou falhas; todos somos convidados a participar dessa grande celebração espiritual.

A mensagem da mesa de Cristo é poderosa: ela nos lembra que, independentemente de quem somos ou de onde viemos, somos todos bem-vindos. O convite está aberto a todos, e o sangue de Cristo nos nivela. Cada um de nós tem um lugar garantido na mesa, se aceitarmos o Seu convite com humildade e fé.

Reflexão e ação

O que Deus despertou em você a partir dessa Reflexão e ação? O que Ele quer mudar hoje em seu olhar e na forma como enxerga o próximo?

About this Plan

Ser discípulo de Jesus

Este devocional foi criado a partir do interesse de um grupo de pessoas que estavam vivendo um processo de discipulado em suas igrejas, interessadas em praticar de forma mais intencional a jornada de ser discípulo de Jesus. O devocional serve como uma ferramenta de suporte ao livro “Ser discípulo de Jesus”, publicado pela Equipar. Foram escolhidas pessoas de igrejas diferentes, envolvidas nessa vivência de discipulado, para escreverem e compartilharem suas percepções e insights a partir de cada tema. O devocional foi desenvolvido para ser feito em 8 semanas. Aproveite para praticar o que é ser discípulo de Jesus!

More