O PoderSample

O Poder da Palavra
O Novo Testamento começa com quatro evangelhos: dois escritos por apóstolos (Mateus e João) e dois escritos por companheiros de Paulo (Marcos e Lucas). Lucas, por sua vez, escreveu, como continuidade ao seu Evangelho, um segundo livro, que é o Atos dos Apóstolos. O capítulo 24, versículos 44-45, do Evangelho de Lucas registra que Jesus, de forma sobrenatural, realizou o último milagre na vida de seus apóstolos. O texto diz que Jesus "lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras" (v. 45).
Mas qual foi o entendimento que receberam? Lucas esclarece isso no versículo 44 de seu Evangelho: "Tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Isso significa que Jesus abriu o entendimento dos apóstolos para compreenderem o Pentateuco (Moisés), os Profetas Maiores e Menores (Profetas) e os Livros Poéticos (a exemplo de Salmos). Em outras palavras, o entendimento dos apóstolos foi aberto para compreenderem todo o Antigo Testamento.
O revestimento de poder para pregar a Palavra. Agora, tudo o que viveram com Jesus durante os três anos de Seu ministério fazia sentido. Foi para cumprir as Escrituras que Jesus padeceu e ressuscitou dentre os mortos no terceiro dia (Lc 24.46). Agora, eles eram testemunhas oculares desses fatos (Lc 24.48). Eles precisavam levar essa mensagem a todas as nações, começando por Jerusalém (Lc 24.47).
Os apóstolos estavam ansiosos para começar a pregar essa mensagem, mas foram orientados por Jesus a não tentar cumprir essa missão antes de receberem o batismo do Espírito Santo, que os capacitaria a pregar a Palavra com eficácia.
O cumprimento dessa promessa e o derramamento do Espírito Santo são narrados no capítulo 2, versículos 1-4 do livro de Atos. Agora, eles estavam prontos. O som do derramamento do Espírito Santo sobre os 120 crentes que estavam no cenáculo, e o clarão resultante das línguas de fogo que pousaram sobre a cabeça de cada um deles, chamou a atenção de uma grande multidão. Pedro se levanta, prega, e o resultado foi a salvação de três mil pessoas. Inacreditável! Nenhum dos apóstolos havia imaginado um início tão promissor como esse. Extraordinário, não acha?
O poder da Palavra. Esse evento nos ensina algumas verdades preciosas sobre "O poder da Palavra".
Primeiro: até dez dias antes, Pedro era um homem rude, de temperamento impetuoso, com um histórico de culpa por ter traído seu Senhor, depois de prometer segui-Lo até a morte. Agora, Pedro se levanta destemidamente, sem máscaras, sem medo, e anuncia Jesus àqueles a quem havia traído há pouco mais de um mês. Veja a força do texto: “Então, se levantou Pedro” (v. 14). O que ou quem é capaz de produzir tal transformação? A resposta é: "A promessa do Pai". O batismo com o Espírito Santo (At 2.15-21). Deus usa pessoas simples e despreparadas para deixar claro que o poder é Dele. Você foi chamado para ser usado por Deus, ser morada do Espírito Santo e fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja.
Segundo: o poder da Palavra está na própria mensagem pregada. A mensagem pregada por Pedro é, na verdade, uma pessoa. Veja como ele começa seu sermão: “Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós” (At 2.22). Pedro deixa claro aos seus ouvintes que Jesus foi “Exaltado, pois, à destra de Deus”, onde permanecerá até que Deus “ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés” (At 2.35). Pedro também esclarece que Jesus não está morto, pois Deus o ressuscitou (At 2.32) e, por fim, ele surpreende os ouvintes judeus com esta afirmação devastadora: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At 2.36).
Terceiro: o efeito da pregação da Palavra. Primeiro, a Palavra tem o poder de penetrar no mais profundo da alma humana. Atos 2.37 diz que, quando ouviram a palavra, “compungiu-se-lhes o coração”. Deus declara que Sua Palavra “é fogo e martelo que esmiúça a penha” (Jr 23.29). O autor de Hebreus declara que “a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
Quarto: a Palavra tem poder para salvar. Ao final da mensagem de Pedro, três mil pessoas foram poderosamente convertidas a Cristo, arrependeram-se e foram batizadas. Só a Palavra tem esse poder de produzir resultados tão grandiosos e definitivos (At 2.41). A segunda mensagem resultou na conversão de mais duas mil pessoas (At 4.4).
A Palavra de Deus tem poder para transformar, confrontar, condenar e salvar. Ela foi entregue a você para orientá-lo nos caminhos de Deus, defendê-lo contra as ciladas do diabo e ser anunciada àqueles que precisam conhecer a Jesus como Senhor e Salvador.
-------------------------------------------
Questões para edificação:
1.Quem pode abrir o nosso entendimento para compreendermos a Palavra (Lc 24.45)?
2.Quando os apóstolos receberam poder para anunciar a Palavra de forma eficaz (At 2.15-21)?
3.Qual é o poder da Palavra (At 2.37; Jr 23.29; Hb 4.12; At 2.41)?
-------------------------------------------
Pr. Ricardo Marques de Lima, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.
Scripture
About this Plan

Você compreende o impacto do poder de Deus sobre a sua vida? Neste Plano de Leitura, a IPMANAUS te ajudará a perceber que há poder na adoração, na comunhão, na Palavra e em muitas outras ações da sua vida cotidiana com Deus. Aproveite a série “O Poder”.
More
Related Plans

RESTORED

Building Bridges

Navigate Life’s Pastures and Valleys With Psalm 23

Enjoy the Bible

Keys to the Kingdom

All His Benefits

Seek the Welfare of the City: A 16-Day Devotional & Call for Gospel & City Movement

Mail From Jail: A Devotional Through Paul’s Prison Letters

Proven - Devotional
