O PoderSample

O Poder da Palavra
O Novo Testamento começa com quatro evangelhos: dois escritos por apóstolos (Mateus e João) e dois escritos por companheiros de Paulo (Marcos e Lucas). Lucas, por sua vez, escreveu, como continuidade ao seu Evangelho, um segundo livro, que é o Atos dos Apóstolos. O capítulo 24, versículos 44-45, do Evangelho de Lucas registra que Jesus, de forma sobrenatural, realizou o último milagre na vida de seus apóstolos. O texto diz que Jesus "lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras" (v. 45).
Mas qual foi o entendimento que receberam? Lucas esclarece isso no versículo 44 de seu Evangelho: "Tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Isso significa que Jesus abriu o entendimento dos apóstolos para compreenderem o Pentateuco (Moisés), os Profetas Maiores e Menores (Profetas) e os Livros Poéticos (a exemplo de Salmos). Em outras palavras, o entendimento dos apóstolos foi aberto para compreenderem todo o Antigo Testamento.
O revestimento de poder para pregar a Palavra. Agora, tudo o que viveram com Jesus durante os três anos de Seu ministério fazia sentido. Foi para cumprir as Escrituras que Jesus padeceu e ressuscitou dentre os mortos no terceiro dia (Lc 24.46). Agora, eles eram testemunhas oculares desses fatos (Lc 24.48). Eles precisavam levar essa mensagem a todas as nações, começando por Jerusalém (Lc 24.47).
Os apóstolos estavam ansiosos para começar a pregar essa mensagem, mas foram orientados por Jesus a não tentar cumprir essa missão antes de receberem o batismo do Espírito Santo, que os capacitaria a pregar a Palavra com eficácia.
O cumprimento dessa promessa e o derramamento do Espírito Santo são narrados no capítulo 2, versículos 1-4 do livro de Atos. Agora, eles estavam prontos. O som do derramamento do Espírito Santo sobre os 120 crentes que estavam no cenáculo, e o clarão resultante das línguas de fogo que pousaram sobre a cabeça de cada um deles, chamou a atenção de uma grande multidão. Pedro se levanta, prega, e o resultado foi a salvação de três mil pessoas. Inacreditável! Nenhum dos apóstolos havia imaginado um início tão promissor como esse. Extraordinário, não acha?
O poder da Palavra. Esse evento nos ensina algumas verdades preciosas sobre "O poder da Palavra".
Primeiro: até dez dias antes, Pedro era um homem rude, de temperamento impetuoso, com um histórico de culpa por ter traído seu Senhor, depois de prometer segui-Lo até a morte. Agora, Pedro se levanta destemidamente, sem máscaras, sem medo, e anuncia Jesus àqueles a quem havia traído há pouco mais de um mês. Veja a força do texto: “Então, se levantou Pedro” (v. 14). O que ou quem é capaz de produzir tal transformação? A resposta é: "A promessa do Pai". O batismo com o Espírito Santo (At 2.15-21). Deus usa pessoas simples e despreparadas para deixar claro que o poder é Dele. Você foi chamado para ser usado por Deus, ser morada do Espírito Santo e fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja.
Segundo: o poder da Palavra está na própria mensagem pregada. A mensagem pregada por Pedro é, na verdade, uma pessoa. Veja como ele começa seu sermão: “Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós” (At 2.22). Pedro deixa claro aos seus ouvintes que Jesus foi “Exaltado, pois, à destra de Deus”, onde permanecerá até que Deus “ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés” (At 2.35). Pedro também esclarece que Jesus não está morto, pois Deus o ressuscitou (At 2.32) e, por fim, ele surpreende os ouvintes judeus com esta afirmação devastadora: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At 2.36).
Terceiro: o efeito da pregação da Palavra. Primeiro, a Palavra tem o poder de penetrar no mais profundo da alma humana. Atos 2.37 diz que, quando ouviram a palavra, “compungiu-se-lhes o coração”. Deus declara que Sua Palavra “é fogo e martelo que esmiúça a penha” (Jr 23.29). O autor de Hebreus declara que “a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
Quarto: a Palavra tem poder para salvar. Ao final da mensagem de Pedro, três mil pessoas foram poderosamente convertidas a Cristo, arrependeram-se e foram batizadas. Só a Palavra tem esse poder de produzir resultados tão grandiosos e definitivos (At 2.41). A segunda mensagem resultou na conversão de mais duas mil pessoas (At 4.4).
A Palavra de Deus tem poder para transformar, confrontar, condenar e salvar. Ela foi entregue a você para orientá-lo nos caminhos de Deus, defendê-lo contra as ciladas do diabo e ser anunciada àqueles que precisam conhecer a Jesus como Senhor e Salvador.
-------------------------------------------
Questões para edificação:
1.Quem pode abrir o nosso entendimento para compreendermos a Palavra (Lc 24.45)?
2.Quando os apóstolos receberam poder para anunciar a Palavra de forma eficaz (At 2.15-21)?
3.Qual é o poder da Palavra (At 2.37; Jr 23.29; Hb 4.12; At 2.41)?
-------------------------------------------
Pr. Ricardo Marques de Lima, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.
Scripture
About this Plan

Você compreende o impacto do poder de Deus sobre a sua vida? Neste Plano de Leitura, a IPMANAUS te ajudará a perceber que há poder na adoração, na comunhão, na Palavra e em muitas outras ações da sua vida cotidiana com Deus. Aproveite a série “O Poder”.
More
Related Plans

EDEN: 15 - Day Devotional by The Belonging Co

Heroes of the Faith, Part 7

Two-Year Chronological Bible Reading Plan (First Year-May)

The Adversity Gospel: Trading Prosperity Promises and Deep Disappointment for Unsinkable Hope

Crushing Chaos

The Strength of the Spirt

You Can!

Embracing Your Identity as a Daughter of the King Through Infertility

King of Kings: 5-Day Easter & Good Friday Study
