Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 24-25Sample

TEXTO BÍBLICO
MATEUS 25.14-30
A Parábola dos Talentos
14― O reino dos céus também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um. Em seguida, partiu de viagem. 16O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou‑os e ganhou mais cinco. 17Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. 18Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19― Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. 20O que tinha recebido cinco talentos trouxe outros cinco e disse: “O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco”.
21― O senhor respondeu: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”.
22― Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: “O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois”.
23― O senhor respondeu: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”.
24― Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: “Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou. 25Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor”.
26― O senhor respondeu: “Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não semeei? 27Então, você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28Tomem dele o talento e deem‑no ao que tem dez. 29Pois, a todo que tem, mais será dado e terá em grande quantidade. Mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
ENTENDENDO O TEXTO
Eu gosto muito dessa parábola e até gravei um vídeo sobre ela que está no Canal da Amiga Bíblia no Youtube. Vale a pena assistir: PARÁBOLA DOS TALENTOS
V.14-15 Jesus começa dizendo que essa parábola nos ensinará mais sobre o Reino dos Céus. Ela narra que um homem, o qual ilustra a figura do próprio Deus, chamou alguns dos seus servos e lhes deu parte de seus bens. A um foi dado cinco talentos, a outro dois e a outro um. Talento era um tipo de moeda antiga, na parábola significa algo monetário, porém no sentido espiritual pode representar diversas coisas, como dinheiro, dons, capacidades especiais, oportunidades etc. O interessante, que preciso destacar, é que Deus distribuiu o talento de acordo com a capacidade de cada um, nem menos, nem mais. E é assim que Deus faz conosco também. Ele nos dá missões, chamados especiais conforme a nossa capacidade. Na verdade, a capacidade de efetuar também é um dom de Deus. Ele nos chama, mas também é o que nos capacita a cumprir a missão.
V.16 O que recebeu mais, recebeu cinco talentos, imediatamente, saiu e aplicou os talentos e ganhou mais cinco. Ele não perdeu tempo! Ele já colocou em prática o que precisava ser feito, e fez o negócio render. Isso pode ser uma lição importante para nós. Em nossa vida, Deus nos deu dons especiais, mas o que temos feito com eles? Será que ficamos enrolando... esperando nem sei o quê para colocar em prática? Pense sobre isso, fale com Deus a respeito.
V.17 O segundo servo recebeu dois talentos e também multiplicou o que recebeu.
V.18 E o que tinha menos capacidade, recebeu apenas um talento, porém ele não aproveitou a oportunidade de multiplicar e escondeu, enterrou o tesouro. Pensa bem aí se você também não está fazendo o mesmo em sua vida...
V.19 Depois de muito tempo o Senhor voltou para acertar as contas com eles. Jesus também prometeu que irá voltar, e para alguns, Ele está demorando muito tempo. Já se passaram mais de dois mil anos, porém devemos nos lembrar do texto de II Pedro 3 que diz que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Ele não voltou ainda pois não quer que nenhuma pessoa se perca, mas que todas se arrependam e sejam salvas. Mesmo que aparentemente demore, não desanime! Ele vai voltar e acertará as contas com todos, seja então um servo fiel até a volta de Cristo.
V.20 Na hora do acerto de contas, o primeiro que se apresentou foi o que tinha recebido cinco talentos e creio que com alegria apresentou os outros cinco que multiplicou.
V.21 A resposta do senhor foi linda e espero ouvir isso de Deus quando me encontrar com Ele: “Muito bem, servo bom e fiel!”. Ele foi fiel no que recebeu, que para Deus era pouco, porém Deus o colocaria sobre o muito! E o servo é convidado para participar da alegria do senhor, ou seja, entrar no céu e estar na presença de Deus para sempre! Ah, como eu espero este dia! Eu quero ser fiel ao que Ele me confiou e me alegrar para sempre em Sua presença! Estou aqui fazendo a edição final deste comentário para poder multiplicar na vida de vocês o que o Senhor tem me entregado. Desejo que você também faça o mesmo. Repasse tudo o que você está aprendendo para que outras pessoas também conheçam a Deus, de modo que tenham a vida totalmente transformada e também se tornem “servos bons e fiéis”!
V.22-23 O servo que recebeu dois talentos também apresentou o que tinha ganho e o Senhor também o chamou para estar com Ele.
V.24-25 Ao chegar diante de Deus, o homem que recebeu apenas um talento, e de pronto não falou que não cumpriu o chamado, mas veio com justificativas e desculpas por não ter multiplicado o que Deus havia lhe confiado. Pensemos profundamente o que esse servo disse. Ele disse que sabia que aquele senhor era um homem severo, o chamou de injusto e por isso ele teve medo e não fez nada! Gente! É um absurdo! Para se justificar ele coloca a culpa em Deus. Ele diz que sabia quem era o Senhor, mas na verdade esse servo não conhecia a Deus. Quem conhece a Deus só do que os outros falam, realmente podem achar Deus injusto e até bravo, mas quem O conhece de perto, que lê a Bíblia sabe que Deus é bom e justo, e a sua justiça é provada também pelo seu amor. Ele dá a oportunidades para todos se arrependerem, e quem se arrepender dos seus pecados, viverá uma vida maravilhosa com Ele. Mas existirão alguns como esse servo orgulhoso e negligente que desobedecerão e as consequências também serão justas, eles irão para o castigo eterno. Esse servo mau diz que por medo, não cumpriu sua missão. Ai, ai, ai, será que você que está lendo este comentário também não está com medo de cumprir os propósitos que Deus lhe deu? Será que tem inventado desculpas? Pense e converse com Deus sobre isso, peça a Ele para sondar seu coração e se necessário tirar o medo e lhe dar coragem e ousadia para cumprir o seu propósito.
V.26-27 O senhor condenou esse servo. Se esse servo realmente acreditasse que o Senhor era mau, ele deveria ter cumprido a sua missão que era multiplicar os talentos.
V.28-29 O talento desse servo negligente foi transferido para o qual já tinha os dez talentos. A quem multiplica, será dado ainda mais, mas o que tem algo e não faz bom uso, lhe será tirado. Já vi muitas pessoas que Deus deu capacidades especiais e não exerceram o seu dom e com isso ficaram sem. E outros, que aparentemente tinham pouca capacidade, mas se dedicaram em cumprir a missão com dedicação em servir a Deus, tendo um coração de servos fiéis, foram abençoados com os dons que os outros enterraram. Os talentos, creio que podem ser multiplicados em vários lugares, porém vou citar aqui sobre o uso deles na Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo. O corpo de Cristo é completo. Cristo é o cabeça e cada membro tem a sua função. Se na igreja existe a necessidade de desenvolver algumas atividades específicas como louvores, evangelização, ensino, liderança, etc., e se as pessoas que possuem estes dons não se prontificarem para servir, Deus transferirá esse dom para outros que tenham um coração disposto a servi-Lo e com isso louvarão a Deus e também ajudarão outras pessoas a crescerem na fé.
V.30 Chegará um dia que teremos que nos apresentar ao nosso Senhor e prestar contas do que fizemos com os talentos que ele nos deu. Os que forem negligentes estarão longe da alegria do Senhor, irão passar a eternidade nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes desesperados, lá é o inferno. Então, seja fiel!
PAUSA PARA MEDITAR
E você? Estará preparado para este acerto de contas? O que tem feito com seus dons e talentos que o Senhor lhe confiou? Tem abençoado outros e tem multiplicado o que Deus lhe deu?
Scripture
About this Plan

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More
Related Plans

Overcoming Spiritual Disconnectedness

Principles for Life in the Kingdom of God

Presence 12: Arts That Inspire Reflection & Prayers

Unapologetically Sold Out: 7 Days of Prayers for Millennials to Live Whole-Heartedly Committed to Jesus Christ

RETURN to ME: Reading With the People of God #16

Raising People, Not Products

Expansive: A 5-Day Plan to Break Free From Scarcity and Embrace God’s Abundance

Horizon Church August Bible Reading Plan: Prayer & Fasting

For the Love of Ruth
