O Vento e a ErvaSample

A Soberania do Vento
O vento sopra onde quer. Não conseguimos controlá-lo, nem determinar seu curso. Apenas sentimos sua presença e ouvimos seu ruído. Jesus usa essa metáfora ao explicar a Nicodemos o mistério do novo nascimento: "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito" (João 3:8).
Essa verdade nos confronta com a soberania de Deus. O vento se move sem que possamos contê-lo ou direcioná-lo, assim como a ação do Espírito Santo em nossa vida. Muitas vezes, buscamos respostas exatas, queremos ter controle sobre os planos e os caminhos, mas o Senhor nos lembra que Ele guia segundo Sua vontade.
O Espírito Santo age conforme o propósito divino, trazendo juízo, liberdade e renovação. Como o vento pode ser brando e refrescante, assim também Ele consola, encoraja e nos dá descanso. Mas o mesmo vento que alivia pode ser forte e impetuoso, quebrando barreiras, removendo aquilo que não pertence à vontade de Deus e nos direcionando para um novo caminho.
Quando nascemos de novo em Cristo, deixamos de viver sob a ilusão do controle humano e passamos a caminhar guiados pelo Espírito. Há momentos em que não entendemos os caminhos que Ele nos conduz, mas podemos confiar que o vento de Deus sopra com propósito. Ele nos liberta do que nos aprisiona, nos afasta do pecado e nos leva para onde precisamos estar.
O maior desafio é aprender a descansar na soberania divina. Assim como ninguém pode impedir o vento de soprar, nada pode deter os planos de Deus. Quando nos rendemos ao Espírito, vivemos uma vida cheia de significado e direção, sendo movidos não pelo que vemos, mas pela confiança naquele que sopra sobre nós.
Que hoje possamos nos perguntar: estamos resistindo ao vento ou nos deixando ser conduzidos por ele?
Scripture
About this Plan

A vida é breve, como as frágeis flores que cobrem algumas planícies da Palestina. Desabrocham, exalam perfume, beleza, mas quando o vento sopra sobre elas, em questão de segundos se despedaçam e se vão para nunca mais voltar. Em contraste com essa finitude, está a Palavra de Deus, que permanece para sempre. Ela é como o ar, o vento que mantem vivas toda espécie de ser vivo, é o hálito que sopra nas ervas.
More