Orando os SalmosSample

Davi inicia o salmo dizendo: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” Ele se lembra ativamente das bênçãos de Deus. Gratidão não é apenas uma reação emocional, mas uma disciplina espiritual de lembrar as coisas boas que Deus tem feito. Muitas vezes, é fácil focar no que falta ou nos desafios que enfrentamos. Para cultivarmos a gratidão, precisamos praticar a lembrança intencional das bênçãos de Deus em nossas vidas.
Davi lista os grandes benefícios que Deus concede (v.3-5): Ele perdoa iniquidades, cura enfermidades, redime a vida da destruição, e nos coroa de bondade e misericórdia. Ele não está apenas falando de bênçãos materiais, mas de bênçãos espirituais profundas que transformam nossa alma. Além de ser grato pelas bênçãos, Davi é grato pelo caráter de Deus (v. 8-10): “Misericordioso e piedoso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade.” A gratidão de Davi não é apenas pelo que Deus faz, mas por quem Ele é – um Deus compassivo, misericordioso e justo. Reconhecer que Deus é fiel, amoroso e justo nos leva a uma gratidão profunda e constante, que não depende de circunstâncias favoráveis.
Davi termina o salmo convocando toda a criação a louvar ao Senhor: “Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos... Bendizei ao Senhor, todas as suas obras.” A gratidão de Davi transborda e se transforma em um convite para que toda a criação se una em louvor a Deus. A gratidão não deve ficar apenas no coração. Ela deve transbordar em ações e palavras, levando-nos a louvar a Deus com entusiasmo e a inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Podemos expressar essa gratidão no nosso dia a dia através de atitudes de bondade, serviço aos outros e compartilhamento do amor de Deus.
- Quais são as expressões e os motivos de gratidão do salmista? O que estas ações de graças refletem do caráter e obras de Deus?
- Compartilhe testemunhos de gratidão pelas bênçãos recebidas e pelo Deus das bênçãos. Agradeça também pelas dificuldades e tribulações que tem passado.
Scripture
About this Plan

Os Salmos não são apenas poesias antigas, mas são textos que expressam uma ampla gama de emoções humanas e uma relação íntima com Deus. Eles nos ensinam que podemos nos aproximar de Deus em qualquer estado emocional, sem a necessidade de esconder ou mascarar o que estamos sentindo. Os Salmos são parte da Escritura e, portanto, são a Palavra de Deus. Orar os Salmos significa orar as próprias palavras de Deus, o que garante que estamos orando de acordo com Sua vontade. Isso nos ajuda a alinhar nossos corações e pensamentos com a verdade divina.
More
Related Plans

Uncharted: Ruach, Spirit of God

Out of This World

After Your Heart

Wisdom for Work From Philippians

Journey Through Leviticus Part 2 & Numbers Part 1

Unbroken Fellowship With the Father: A Study of Intimacy in John

Blindsided

Create: 3 Days of Faith Through Art

A Heart After God: Living From the Inside Out
