A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

A Razão do Trabalho na Vida Cristã
Ao estudar o capitulo seis lembrei-me do livro de Tim Keller, "Como Integrar Fé e Trabalho" , que fala sobre a doutrina bíblica do trabalho. A ética no trabalho é algo muito relevante para os cristãos e pouco tratado no meio cristão.
Sem a reflexão bíblica da doutrina do trabalho e o por quê trabalhamos, corremos o risco de interpretar o trabalho apenas como um enfado que servirá apenas para saciar a nossa fome de comida. Ou pensamos como o autor de Eclesiastes pensa ou como a cultura secular atribui a esta questão. O valor do trabalho é tão alto que se torna quase impossível um indivíduo se definir, na sua identidade, sem referir-se àquilo que ele faz. Basear-se apenas na reflexão de Eclesiastes faz parecer que o autor é muito amargo, angustiante e as vezes até exagerado e desconsidera que o trabalho é capaz de trazer significado e algum sentido.
Então por que trabalhar e exercer uma vocação? Porque, "a não ser que você entenda a doutrina bíblica do trabalho, você não encontrará descanso". Há dois pontos básicos:
- A função central de realizar o seu trabalho e utilizar seus dons é ajudar outras pessoas. A principal razão não é ganhar dinheiro ou ter status mas, como este trabalho me fará útil para outras pessoas; trabalhar é uma forma de exercer amor por outras pessoas. Na primeira carta do apóstolo Paulo aos tessalonicenses, o amor e o trabalho estão associados. Ele diz que, porque exercemos amor e amamos, trabalharemos, em outras palavras, um cristão genuíno quer investir na comunidade e no bem comum. "Quando trabalhamos somos os dedos de Deus";
- A não ser que você não exerça sua vocação, você será uma pessoa inquieta, sua vida será marcada por um senso de não-realização que o deixará profundamente abalado, insatisfeito, amargurado. Isso não significa que você descobrirá facilmente sua vocação. O apóstolo Paulo diz que devemos nos esforçar para nossa tranquilidade, por meio do trabalho. A intenção neste texto não é falar de um esforço para ganhar dinheiro e ficar tranquilo mas encontrar a sua vocação. Ao descobrirmos nossa vocação, poderemos ter uma vida mais tranquila e a oportunidade de ser benção na vida dos outros. Veja bem , a origem do termo vocação, do latim vocare, tem o significado de chamado. O sentido original desta palavra é dizer que o trabalho só é uma vocação se alguém chamar você para fazê-lo e ele for feito para quem o chamou e não para você mesmo.
Nosso trabalho só é um chamado se for repensado como uma missão ou um serviço em favor de algo, acima de nossos meros interesses pessoais. Quando nós não encontramos o motivo por que fomos chamados, nos tornamos um peso mas, ao encontrar poderemos ajudar outras pessoas.
A não ser que estes conceitos de doutrina bíblica do trabalho invada a nossa mente, teremos a mesma visão do autor de Eclesiastes, que o trabalho debaixo do sol é apenas enfado e tem como fim "encher nossa boca".
A visão de Deus é radicalmente diferente da nossa e só conseguiremos desenvolver a visão de Cristo nas nossas vidas se tivermos a mente de Cristo e essa é imputada por Ele mesmo!
读经计划介绍

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!
More