A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

Fazer por Fé
O capítulo 11 de Eclesiastes é a manifestação de um coração que confia, um coração que está convencido de que tudo debaixo do sol é mera vaidade, tem pouco valor. O homem poderoso é perverso, o trabalho castiga, toma o coração e que apenas serve para deixar tudo o que foi construído para o outro, o vinho nos dá uma falsa noção de alegria, o poder também é enfado, os homens opressores vão governar e reinar e vão oprimir outras pessoas mais simples, a desgraça acontece debaixo do sol.
Mas ao mesmo tempo vimos o autor de Eclesiastes afirmando que Deus é soberano e controla tudo que está debaixo do sol. Ele fala em viver a vida e aproveitá-la em diversos trechos e que também isso está sob o controle de Deus. Então o aproveitar a vida, o viver o que há de bom na vida é um presente gracioso de Deus. E o que há de mal na vida também está sob o controle de Deus e não sempre, mas muitas vezes, este mal nos ensinará e se tornará em uma coisa boa. A mensagem do autor de Eclesiastes é que tudo está sob o controle de Deus. Esse mundo não se encerra debaixo do sol, esse mundo é controlado pelo próprio Senhor. Se tudo é enfado, e se tudo está sob o controle de um Deus soberano, qual seria a postura do homem então?
O ser humano pode responder a tudo isso com uma postura derrotista, considerando aquilo que não tem e desanimar-se diante de sua incapacidade de resolver esta situação. Nos versículos de 1 a 6 o autor diz que a nossa postura deve ser de confiança de que Deus age de forma bondosa e cuida dos seus.
Vejamos aqui, e o que quer dizer esse negócio de lançar o pão sobre as águas? Quer dizer para repartir, não guardar somente para você. Parece uma corrente do bem onde boas ações acabam voltando para você, mas vai além disso. O pregador está falando de uma figura que seria comum para o povo daquele tempo: uma sociedade acostumada com a produção agrária e um comércio marítimo internacional que se avolumam no período de Salomão. Então os instrui assim, peguem o produto de sua obra, o pão, resultado da produção agrícola ou o que for, e, lança adiante, lance para as águas. Invista. Busque fazer algo de bom com isso. Não fique guardando para si mesmo, acumulando sem saber se será um dia usado.
A proposta é arriscada, ainda mais para um povo que não era muito versado na arte da navegação. Ir adiante, sem saber se resultaria em bons negócios, ser tomado por piratas ou naufrágio. Leva um tempo para você perceber o fruto do empreendimento. A postura é, apesar dos riscos, apesar das dificuldades, apesar dos problemas, lance o seu pão sobre as águas.
Confie, confie que Deus controla soberanamente sobre todas as coisas e Ele há de cuidar de você. Reparta o que você tem. Olha o que ele diz no versículo 2 e 3 : "Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará." Mais do que isso nos versículos de 4 a 6 ele vai enfatizar ainda mais essa necessidade de confiança plena: "Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas".
A postura não é essa. A postura está nos versículos 5 e 6. "Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o criador de todas as coisas".
E aí o que fazer? Ele diz no versículo 6: "Plante de manhã sua semente e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem a toa, pois você não sabe o que acontecerá, se essa ou aquela produzirá ou se as duas serão igualmente boas.
Percebemos que, apesar de, não termos controle de nada, ele diz: confie em Deus, confie em Deus porque o controle é Dele; não deixe de fazer a obra de suas mãos, em confiança de que Deus cuida de todas as coisas. Ao ver o autor de Eclesiastes apontando para esse tipo de comportamento, surge a mais óbvia pergunta: Quem consegue viver tal vida? A pessoa que consegue viver esta vida é aquela que foi afetada pelo evangelho, que foi confrontada pelo evangelho. Porque a fé é a manifestação de um coração que se rende ao domínio de Deus. A fé é o único caminho para a transformação do nosso coração.
Olhamos para a obra inteira de Cristo e vemos que Ele já fez tudo que tinha de ser feito e confiamos em Sua obra e por que confiamos podemos colocar as mãos e plantar de manhã a nossa semente. O cristão frutifica porque ele tem o fruto do Espírito. Na carta de Paulo aos Gálatas 5:22 temos esta instrução e praticar isso depende de ser nascido do Espírito Santo!
Como posso ser nascido do Espirito Santo? Simplesmente olhe para a Cruz do Calvário. Manifeste a fé no senhor Jesus. Manifeste a fé de que Ele é o filho de Deus e que Ele transforma o nosso coração, se exponha ao evangelho, as palavras de Jesus, a verdade da Cruz do Calvário. Ao fazê-lo você estará apto para olhar para este mundo que o autor de Eclesiastes diz que tem tantas nuances más e ao mesmo tempo tem tantas nuances boas.
Você vai poder olhar para esse mundo e não ficar desgastado sobre o que você deve fazer. Você simplesmente vai lançar seu pão sobre as águas, vai investir, caminhar, dar os seus passos de fé, vai plantar as suas sementes. Não mais porque isso representa um fim na sua própria vida, mas porque você é agraciado com a chance de fazê-lo.
Então, qual é a resposta que você poderia dar a não ser, ter um coração grato e fazer a obra das suas mãos? E isso, não só por você, mas também para abençoar outros.
Que Deus nos abençoe, nos ajude a olhar para Cruz e a desenvolver nossa fé em Jesus Cristo. Porque somente a fé Nele poderá nos levar pelo Espírito, como Jesus disse a Nicodemos em João 3.8, para onde Ele quer, fazendo a obra que Ele quer, da forma que Ele quer tendo confiança que nos dias bons e nos dias maus Ele tem controle de todas as coisas.
Deus te abençoe.
读经计划介绍

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!
More