A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

12天中的第5天

Um pouco de Perspectiva

Vamos entender um pouco mais e por quê este capitulo recebeu, aqui nos nossos estudos, este título.

No capítulo de 1-4 o autor de Eclesiastes vem discutindo o quanto a nossa experiência de vida é vã, como corremos atrás de conhecimento, o vinho, o trabalho significativo e todos os aspectos e mostra como essas experiência são vãs. Agora, em Eclesiastes 5, ele coloca a Pessoa de Deus em evidência, relembrando que em Eclesiastes 1, diferentemente do texto de Provérbios, onde ele começa no temor de Deus e vai para uma vida pautada no temor de Deus, aqui ele começa com uma vida refletida, pensada debaixo do sol, das angústias e limitações desta vida debaixo do sol e vai construindo o raciocínio sobre o temor do Senhor que é a única coisa que pode dar sentido a esta vida debaixo do sol.

Agora no capítulo 5, o autor coloca a Pessoa de Deus no foco, a Pessoa de Deus está no centro! Nos 7 primeiros versículos, Deus é citado. Em Eclesiastes 3.1-8 ele já mencionou que Deus é soberano, que é dEle que vem toda sabedoria, felicidade e recompensa pelo nosso trabalho (Ec 2.24-26; Ec 3.12-13) e é Deus quem vai julgar a terra contra toda a impiedade (Ec 3.16-17); o texto diz que Deus vai além disso, Deus é aquele que pode destruir tudo.

Pensemos: é este o retrato que a maioria das pessoas tem de Deus? É esta a imagem que a maioria das pessoas, que "dizem" que creem em Deus tem dEle? Um Deus que é soberano, que governa todas as coisas, que é a única fonte de felicidade possível, um Deus que vai julgar toda a impiedade? É assim que Deus é visto? Ou as pessoas criam a imagem contemporânea de Deus, como um ser domesticado, que está mais para ajudador da nossa vida? Bem, Deus quer e é o ajudador da nossa vida mas, a ideia básica aqui é traduzir a soberania de Deus e a reverência que devemos prestar a Ele.

Colocar Deus em perspectiva é traduzir Sua soberania e devemos louvá-lO, prestar reverência a Ele. Agora o autor começa a montar o quebra-cabeça de uma vida debaixo do sol, sem sentido, até que tenhamos o temor de Deus.

Como ter este temor e reverência? Ouvindo mais a Deus na figura do culto, falando menos e cumprindo aquilo que O prometemos. Nossa postura contemporânea nos cultos é como quem tem obrigação de cumprir uma agenda; o autor diz que quando formos ao culto, devemos ter uma postura de reverência; falar pouco, ter consciência das nossas limitações, como somos pequenos diante de Deus, Ele é repleto de sabedoria então nos cabe ouvir mais e falar menos, reconhecendo nossa insuficiência e cumprir mais os votos que lhE fazemos. Cumprir nossos votos como pastor, marido, estudante, filho, funcionário. Um cristão deve cumprir seus votos. Em Eclesiastes 5.1-7, Deus esta em perspectiva, Deus é o foco, trata-se da soberania de Deus.

Encerramos este dia com uma advertência: cuidado ao meditar neste estudo e concluir que é o seu braço que gerará o temor do Senhor, que seu braço pode gerar uma boca mais prudente, seu braço pode fazê-lo cumprir seus votos. Cristo é nosso exemplo mas, acima de tudo, nosso fundamento é: só conseguiremos amar, se amarmos nEle, só conseguiremos obedecer se obedecermos nEle, só conseguiremos falar menos se for através dEle, só poderemos ter mais reverência no culto se tivermos esta referência através dEle. Porque é Ele quem imputa todas estas coisas em nós. Na tradição cristã, tendemos a separar santificação de justificação, como se a justificação fosse só pela fé e a santificação não, como se essa dependesse de um esforço do nosso próprio braço.

Santificar-se significa olhar para a cruz todos os dias, esta é a perspectiva de Eclesiastes 5.

读经计划介绍

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!

More