A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

12天中的第7天

Descobrindo o que é Melhor

A ideia básica desse estudo e entender que mesmo coisas desagradáveis são parte da vida e são vindas de Deus. Nos versos 13 e 14 diz assim: "Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto? No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele".

Assim como em demais trechos, ao refletir sobre como a vida é, o autor fala que no que diz respeito as coisas boas ou ruins que, a vida é controlada pela soberania de Deus. Quando tratamos Eclesiastes 3, ele falava que a tempo para tudo que é; nós falámos da compreensão equivocada que temos desse texto achando que temos tempo para fazer tudo que queremos, quando na verdade o que o autor diz é que há tempo para tudo debaixo do sol e esse tempo é definido, dominado, guiado soberanamente por Ele.

Nesse capítulo de forma simples e direta, vemos que Deus fez e controla todos os dias, não somente aqueles que gostamos. Deus fez e controla todos os dias! Isso é muito complexo para entrar na nossa cabeça. Mesmo em nossa comunidade cristã vemos o conceito de quê se coisas boas acontecem são bênçãos, se temos o dinheiro é benção, saúde e um bom emprego fixo também é bênção isso se Deus não atrapalhar o que você planejou.

Mas vamos nos lembrar agora de momentos nada agradáveis que geraram coisas boas em nossa história, tome por exemplo o que ocorre mais ou menos como quando um pai ensina o filho que remédio é ruim, não é agradável, mas é bom pois vai curar a doença.

No capítulo 7 o pregador mostra diversas perspectivas do que pode ser "melhor" para nós. No versículos 13 e 14 ele fala que ninguém pode endireitar o que Deus fez torto e que em suas múltiplas perspectivas não sabemos o que é melhor e ainda que, a vida traz diversos momentos ruins que na verdade, trazem aprendizado e produzem evolução no nosso caráter. Vale aqui se lembrar de Cristo e a sua cruz.

"O bom nome é melhor que o perfume finíssimo e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. Melhor ir a uma casa onde há luto do que uma casa onde a festa, porque a morte é o destino de todos os vivos". Refletir sobre a morte, deve ser levado á sério, um momento tão triste, ruim, mas o autor diz que é um momento importante para nos levar a um aprendizado e crescimento. O ser humano tem que levar isso a sério lembrando que a tristeza é melhor do que o riso. Olha que interessante essa afirmação: um rosto triste é melhor ao coração; em estudos anteriores fizemos menção a cultura secular contemporânea e se pensarmos nesse tipo de cultura veremos que o raciocínio foca na realidade, o intuito é nos fazer enxergar coisas boas onde só há coisas ruins. Em uma mentalidade secular seria algo como ter uma visão positiva, ver coisas alegres num momento de profunda tristeza, mas não é essa a mentalidade, a teologia bíblica é de que efeitos perversos de um mundo mal estão sob o controlo de Deus e sob a soberania dEle.

Os cristãos compreendem que os efeitos perversos e o mundo mal estão sob o controle de Deus e eles confiam em sua soberania! O resgate do mundo mal já aconteceu em Cristo porém estamos em um tempo de atenção, um tempo entre o "já" e "ainda não". Estamos salvos mas ainda não estamos livres do mundo.

Em um mundo escravo da dor, os cristãos entendem que são canal de graça para reduzir a dor nesse mundo. Os cristãos tem que ter uma perspectiva diferente, devem querer ser corrigidos, não se deixar dominar por uma mentalidade secular onde todos querem ser entretidos a todo tempo. Há uma ânsia por diversão e contentamento.

Quando amadurecemos, as respostas de oração mudam mais o nosso coração do que as circunstâncias, Deus faz isso! Foi isso que aconteceu com o povo de Israel, sempre desejosos de um reino, sempre em lutas porém este reino nunca ficou completamente livre e além disso foram postos em exílio, dominados por Roma e quando chega o messias, Ele vem para criar um reino que não é para este mundo, não é para agora. Israel em grande medida cria no reino terreno mas a resposta de Deus não tinha a ver com mudar as circunstâncias mas mudar o coração deles.

Confesso que eu mesmo ao falar sobre isso reflito sobre minhas condições para viver dessa forma e a resposta aqui, ainda é um "retumbante não". Na verdade nenhum de nós é capaz de viver desta forma e só poderemos fazer isso quando o Espirito Santo de Deus encher nossos corações e nós começarmos a frutificar no Espírito como diz o Apostolo Paulo no capítulo 5 de sua carta aos Gálatas.

读经计划介绍

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!

More