A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

O capítulo 12 termina falando sobre o temor do senhor. Nós já falamos aqui desde o estudo do 1º capítulo que diferentemente do texto de provérbios que começa com o temor do senhor, o texto de Eclesiastes termina com o temor do senhor com ênfase de que é necessário lembrar-se do criador antes que venham os maus dias, seja nos dias da mocidade, da adolescência, da vida adulta ou da velhice.
A reflexão de vida do pregador leva a constantes conflitos internos, nós também o vimos dizendo que quando a alma questiona a vida, a tendência é buscar respostas de todas as formas. O pregador fala do trabalho, do poder, da diversão, do dinheiro. Todas essas coisas como formas de encontrar significado para a existência. E aí nos enganamos buscando paz na religiosidade, em uma vida com valores morais e nos esquecemos do próprio Deus.
Quero deixar isso claro: não podemos nos desviar da verdade de que devemos nos lembrar do nosso criador nos dias da nossa mocidade antes que venha os maus dias. Uma das estratégias que adotamos, é lembrar-nos do criador mas de uma forma religiosa. Tentamos encontrar paz em religiosidade e em uma vida com valores. Temos ensinado que as pessoas têm que agir com um conjunto de valores, um conjunto de regras mas o problema de ensinar apenas valores é que elas crescem com a cabeça cheia de regras e Deus não se agrada disso. Deus não se agrada de uma vida marcada por um volume gigantesco de regras. Lembrar-se do seu Criador nos dias da mocidade, ter temor do senhor, não é viver uma vida religiosa marcada por uma série de regras. Existe uma ideia quando o pregador fala no versículo 13 "agora que você já ouviu de tudo, aqui está a conclusão; tema à Deus e obedeça os seus mandamentos." Temer ao senhor Obedecer os seus mandamentos, são consequências e não causas. Nós não vamos lembrar do nosso criador e não vamos obedecer os Mandamentos de Deus se nosso coração não for movido para que façamos isso.
O apóstolo João diz em sua primeira carta no capítulo dois versículo 29: "Se vocês sabem que Ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele, aquele que pratica a justiça é nascido de Deus, só pode praticar a justiça aquele que é nascido de Deus e aquele que é nascido de Deus o é por que o próprio Deus circuncidou o seu coração". O próprio Deus moveu o seu coração. Em João 15 o Senhor vai dizer que Ele é a videira nós somos os ramos. Ele é quem produz os frutos. Nós somos somente os ramos. Em gálatas 5:22 o apóstolo Paulo vai dizer que os frutos são do Espírito, os frutos não são nossos. Primeiro se é nascido de Deus, depois você obedece os mandamentos por um senso de gratidão, depois você não se esquece do seu criador. Primeiro você é iluminado nos seus olhos pelo evangelho! Significa dizer que o autor de Eclesiastes erra em dizer essas coisas? Não, em absoluto. Ele está falando aquilo que é necessário: lembrar-se do criador, temer ao Senhor. A questão é que nós não vamos conseguir fazer isto pelo nosso próprio braço. Antes de falecer Tim Keller fez uma série de estudos chamada "Descobrindo o Evangelho em toda Bíblia". Quando falava do livro de Êxodo ele disse algo que ficou bem marcado para mim.
No livro de Êxodo damos ênfase na lei de Deus. Mas esquecemos que a libertação veio antes da lei. Só um povo liberto está pronto para obedecer a lei. Só quem teve os grilhões rasgados, quem teve o coração circuncidado é que consegue obedecer a lei.
No livro de Deuteronômio nos capítulos 27, 28 e 29, Deus fala sobre as bênçãos e as consequências das bênçãos, as maldições e as consequências das maldições. Mas no capítulo 30 logo no início, Deus diz que eles iam desobedecer e que Ele iria circuncidar o coração deles. De uma forma profética, antevendo, a vinda de Jesus Cristo, Ele disso isso. O autor de hebreus diz a mesma coisa, que nós precisamos do nosso coração circuncidado.
Então é verdade que o autor de Eclesiastes diz que nós devemos lembrar do nosso criador nos dias da nossa mocidade. E é verdade que ele diz que nós devemos temer a Deus e obedecer seus mandamentos. Mas nós não vamos lembrar do nosso criador e nem obedecer aos seus mandamentos se não formos tocados pelo evangelho. Se a sua vida moral está um fracasso, se exponha as do evangelho, não coloque mais regras, não acrescente mais leis porque isso não vai trazer resposta a ansiedade da sua alma.
O remédio para uma vida fracassada do ponto de vista moral, é o evangelho, é o encontro com Jesus Cristo. O remédio para aquele que não se lembra do seu criador em qualquer momento da sua vida, não é uma vida moral ou esforçar-se para lembrar do seu criador, mas o Evangelho, é ser nascido de Deus.
Então se exponha ao evangelho. O apóstolo Paulo diz que: "ele é o poder de Deus para transformação da nossa vida. Em Eclesiastes conclui-se que debaixo do sol não há nada, mas há muito além debaixo do sol. E isso é o temor do senhor. O Autor passou por um processo de aprendizagem em sua própria vida para que ao final ele chegasse a conclusão que nós devemos temer a Deus e obedecer os seus mandamentos.
Deus te abençoe!
读经计划介绍

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!
More