A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

Me Dá Mais Tempo Por Favor!
O Capitulo 3 é um dos textos mais conhecidos da Bíblia, um texto poético e muito citado mas me parece que na maioria das vezes mal interpretado. Tenho um sonho frequente e vou compartilhar com você: de repente me vejo em um calabouço de pedras, como aqueles dos filmes da idade média, lá sentado, naquela cela molhada eu via uma escada em formato de caracol que vinha do andar superior dando acesso a este calabouço. De repente, percebia uma forte luz, que varria o calabouço e chegava até a porta da minha cela quando abria-se a porta e era Jesus. Ele seguia subindo a escada sem nada dizer e eu O seguia até chegar em um salão enorme; Ele continuava caminhando, chegando a uma porta gigante do castelo. Ele continuou em direção à um vilarejo na cidade e caminhava sem olhar para trás mas, eu o acompanhava sem desistir, até que ele passou ao lado de um poço e eu já irritado por Ele, me ignorar, o chamo: Jesus!! Quando Ele olha pra mim, por sobre Seus ombros e diz: Anda comigo!!! Assim o sonho sempre acabava e por anos fiquei sem entender do que se tratava.
Um dia na Igreja Esperança, conversando com o Pr. Igor Miguel, contei meu sonho que frequentemente, me deixava introspectivo e ele disse que era um sonho interessante! Jesus te chama, te tira de um calabouço, você o segue perdendo o controle, fica irado e Ele simplesmente te manda segui-lo. Você se irrita quando perde o controle!
Todos os seres humanos tem 24 horas por dia para administrar, do jeito que quiserem mas, ninguém controla o tempo. O tempo nos lembra que quem está no controle é Deus, a vida quem controla é Deus! Lendo os versículos de 1 a 8 do capítulo 3, erroneamente, pensamos que haverá um tempo para tudo, para nós nos alegrarmos, para nos entristecermos, para construir ou deixar de construir e tudo isso como se nós mesmos tivéssemos o controle para realizar as nossas vontades mas, o texto não diz isso, o que ele diz é que tudo que está debaixo dos céus é determinado por Deus e que nossa vida esta contada.
Após reclamar e pensar nos capítulos 1 e 2, o autor de Eclesiastes, começa a refletir sobre a ausência de controle do ser humano. Citando novamente o livro de Emilio Garofalo - Isto é Filtro Solar - Eclesiastes e a Vida Debaixo do Sol - "Nas ultimas sessões do livro de Eclesiastes o pregador vem considerando as coisas debaixo do sol e buscando encontrar significado tentando ver se aparece algo duradouro. Falou da busca de conhecimento, falou do trabalho, dos prazeres, da morte e então chega a estas considerações sobre o tempo, sobre o que podemos fazer nessa vida, tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu". A primeira coisa que entendemos é que há sábia soberania de Deus em nos dar o tempo que temos. Ele controla e planeja a vida, as vezes lemos errado isso aqui, entendemos que há tempo para tudo debaixo do sol, como se fossemos ter tempo para fazermos tudo o que queremos mas, não é isso, o tempo é escasso; você não lerá todos os livros que quer, não visitará todos os lugares que sonha, não aprenderá todas as línguas que planeja, não dominará todas as habilidades que deseja. A ideia de que tudo tem seu tempo determinado remete a soberania de Deus que, acima do sol, planeja e controla todo o universo. Um Deus que fez o mundo onde podemos perceber Seu controle e descansar nessa benção, isso significa que há tempo apropriado para tudo, há época, há estações para todo tipo de experiência.
O autor lista quatorze pares de situações. Nas escrituras o número sete simboliza a perfeição, Salomão parece mostrar a perfeição da vida e do plano de Deus, por meio de duas vezes sete pares de situações. A cada par ele busca cobrir todo o espectro da existência humana, não somente os extremos. Essa técnica é chamada Merisma, nela você menciona dois polos em que o meio esta incluso, por exemplo, ele fala em tempo de nascer e tempo de morrer e nisto inclui tudo que esta no meio, ele fala em plantar e colher e nisto esta contido todo árduo processo de trabalho do lavrador, chorar e sorrir inclui consigo as emoções humanas em toda sua diversidade e assim, Salomão nos dá um belo resumo do que esta envolvido na vida. Deus está envolvido em cada aspecto e para concluir, é estranho como tantos crentes não gostam da ideia de soberania divina, ela é um lembrete de que, por trás da cortina do espetáculo da vida há alguém fazendo tudo funcionar, não estamos navegando ao sabor do vento por isso, podemos ter alegria mesmo em dias estranhos. Os tempos estranhos e as temporadas difíceis são parte do plano dEle para nossa história. Salomão lembra que, nós não temos controle de nada.
Começamos o estudo de hoje falando: me da mais tempo por favor! Na verdade, o tempo que temos é o tempo determinado pelo próprio Deus, é Ele quem define todas as coisas, é Ele quem define as estações. Depois que Salomão reflete nos capítulos 1 e 2 sobre as estratégias para encontrar uma vida feliz, agora no capitulo 3, ele faz uma reflexão sobre a ausência de controle da nossa vida.
No meu sonho Jesus simplesmente falava: anda Comigo! Você não esta no controle!
Essa é a experiência para qual Deus nos convida, há tempo para tudo mas quem o determina é o próprio Deus!
圣经
读经计划介绍

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!
More