A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes预览

Parece História Repetida
No capítulo 2 o autor de Eclesiastes continua seu lamento, agora ele adota a estratégia do prazer entre os amigos e depois, o se lançar em grandes projetos. Tentou saída ajuntando tesouros e retorna buscando escape na sabedoria debaixo do sol. Ele tentou múltiplas estratégias.
Por que ouvir isso de um livro antigo parece tão atual? A busca do prazer nos amigos, em grandes projetos, em prata e ouro, no conhecimento...o autor, em determinado momento, fica tão angustiado que diz que todo trabalho, por ele realizado de forma árdua, ficará para outros desfrutarem, aqueles que não trabalharam pra ter nada, simplesmente herdarão o que ele fez, sem merecerem.
O autor, indignado com uma luta interna, diz parecer que a vida não é algo muito proveitoso, a vida não faz muito sentido. No Livro "Isto é Filtro Solar" - Emilio Garofalo Neto diz: "Há uma coisa que é melhor dizer logo, este livro pode maltratar você. Se eu conseguir fazer um pouco de justiça ao que Salomão nos traz, este livro vai criar feridas e reabrir cicatrizes, ... Eclesiastes é um material atraente demais, sinto muito, ainda há tempo de desistir mas, talvez você já esteja fisgado".
O livro de Eclesiastes nos ferirá, abrirá feridas no nosso coração mas que, também, tem o potencial de sarar.
Leia atentamente o capítulo 2, ele trará detalhadamente, caminhos em busca de satisfação. Salomão apresenta diversas tentativas de achar satisfação em vários caminhos, sua primeira tentativa não é achar Deus - "Busquei saber no meu coração como dar-me ao vinho (regendo, porém, o meu coração com sabedoria), e como entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu, durante o número dos dias de sua vida". (EC 2.3)
Salomão começa falando do vinho, "vamos ver se o vinho resolve". Muitos tentam achar no álcool a solução para a inquietação. Isso lembra a situação em que vivem as pessoas que, trabalham muito durante a semana e o grande momento da vida é sair para "tomar uma". Será que isso reverbera no nosso estilo de vida contemporâneo? Será que isso fala de forma emblemática ao nosso coração?
O autor de Eclesiastes vai insistir na premissa de que a tentativa é mesmo dissolução, entregar-se de coração a embriaguez, quem sabe um gole da sua bebida preferida vá resolver? Quem sabe isso apagará as vozes do meu coração? Como diz Doug Wilson “quem sabe se esse paliativo particular fosse removido, toda nossa indústria de música country iria a falência". A discussão na verdade é o fato de Salomão falar de estratégias humanas que não são novas: a estratégia dos grandes projetos, a prata e o ouro e as múltiplas estratégias que adotamos debaixo do sol para encontrar felicidade.
O autor do livro de Eclesiastes, ao falar da sua própria vida, nos dá um choque de realidade, um rasgar dos nossos corações, nos faz lembrar também do livro de Hebreus que diz que a Palavra de Deus é mais cortante do que uma espada de dois gumes, capaz de separar juntas e medulas e discernir os interesses e os propósitos do coração humano.
Que este texto, tão antigo, nos leve hoje à reflexão!
读经计划介绍

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!
More