Intimidade com DeusSample

Está a ouvir?
Já aconteceu de estar no meio de uma multidão barulhenta e, de repente, ouvir alguém chamar o seu nome? Mesmo com tanto ruído ao redor, o seu ouvido parece treinado para reconhecer aquela voz específica. Da mesma forma, no meio do barulho do mundo e das nossas próprias mentes agitadas, é possível aprender a discernir a voz suave e inconfundível de Deus?
Outro dia tive de tomar uma decisão rápida e importante. Procurei conselhos, analisei prós e contras, orei a pedir direção, mas a clareza não vinha. Sentia-me perdida num mar de opiniões e possibilidades, incapaz de entender qual era realmente a vontade de Deus. Sei o quanto isso pode ser frustrante. Como saber se aquilo que estava no meu coração era mesmo do Senhor? A realidade é que um relacionamento verdadeiro envolve comunicação de mão dupla: falar e ouvir.
Jesus deu-nos uma garantia maravilhosa sobre isso em João 10:27 NVI: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." Ele compara-Se a um pastor, e nós, às Suas ovelhas. Assim como as ovelhas reconhecem instintivamente a voz do seu pastor e o seguem, nós também podemos desenvolver essa capacidade espiritual de reconhecer a voz de Jesus. Ele conhece-nos individualmente, e o relacionamento que Ele deseja connosco inclui essa comunicação direta. Ouvir a Sua voz não é um privilégio para poucos escolhidos, mas uma característica daqueles que Lhe pertencem, daqueles que O seguem.
Mas como é essa voz? Muitas vezes, esperamos uma voz audível, um trovão do céu. Embora Deus Se possa manifestar assim, frequentemente a voz d'Ele vem de maneiras mais sutis. A história do profeta Elias em 1 Reis 19:11-13 NVI é muito instrutiva. Deus disse a Elias para ir ao monte, pois o Senhor passaria por ali. Houve um vento fortíssimo, um terremoto e fogo, mas o Senhor não estava em nenhum deles. Depois do fogo, veio "um suave sussurro" (ou "uma voz mansa e delicada", noutras traduções). E foi nesse sussurro que Elias reconheceu a presença e a voz de Deus.
Para ouvimos a Deus, precisamos de aquietar o nosso interior, diminuir o volume das distrações externas e internas, e prestar atenção àquela voz suave que fala ao nosso espírito através da Sua palavra, das circunstâncias, da paz interior, do conselho de irmãos maduros na fé, e principalmente, através do Espírito Santo que habita em nós. Aprender a ouvir a voz de Deus é uma jornada, não um evento isolado. Requer prática, paciência e, acima de tudo, um coração disposto a obedecer ao que o Senhor diz. Quanto mais tempo passamos na Sua presença, a ler a Bíblia e orar, mais familiarizados nos tornamos com a maneira d'Ele falar.
Tem procurado ativamente ouvir a voz de Deus no meio do barulho do seu dia a dia? Tem separado momentos de silêncio para sintonizar a frequência divina? Talvez esteja à espera de uma grande manifestação, mas Deus pode estar falando consigo agora mesmo, num suave sussurro, através de uma passagem bíblica que saltou aos seus olhos, de uma sensação de paz ao considerar um caminho, ou de uma inquietação sobre outro. Que tal reservar um tempo hoje, não apenas para falar, mas para ouvir? Peça a Deus que abra os seus ouvidos espirituais e lhe dê discernimento para reconhecer a Sua voz mansa e delicada.
Vamos orar? Senhor, desejamos ouvir a Tua voz com clareza. Confessamos que muitas vezes nos distraímos demais. Perdoa-nos por não cultivarmos o silêncio necessário para ouvir o Teu suave sussurro. Abre os nossos ouvidos espirituais, acalma a nossa mente ansiosa e ensina-nos a discernir a Tua voz no meio de tantas outras. Queremos conhecer-Te mais e seguir a Tua direção em todas as áreas da vida. Em nome de Jesus, amém.
É um milagre!
Elis Amâncio
Scripture
About this Plan

Anseia por uma relação mais profunda e significativa com Deus? No meio da agitação da vida moderna, muitas vezes sentimo-nos distantes do Criador, desejando um relacionamento que vá além da religiosidade superficial. Esta série devocional de 7 dias sobre "Intimidade com Deus" é um convite para redescobrir a alegria e a profundidade de caminhar lado a lado com o Pai. Exploraremos juntos o desejo que Deus tem de Se relacionar connosco, não como um mestre distante, mas como um Amigo próximo, pronto para partilhar a Sua vida e os Seus segredos connosco.
More
Related Plans

College & Christ: A 30-Day Devotional for College Girls

The Maker in the Manger

Reimagine Encouragement Through the Life of Barnabas

5 Unshakeable Promises in a Shaken World

From Lost to Loved: A 30-Day Study of Romans 8

Hebrews -- Holding on to Jesus

Matthew: Healing in His Presence

Words of Comfort, Hope and Joy

Three-in-One: The Relational God
