Fé Em Vez Do MedoSample

Com 21 anos, eu saltei de bungee jump de uma ponte sobre o rio Kawarau, perto de Queenstown, na Nova Zelândia. Antes de pular, uma toalha de banho foi enrolada nos meus tornozelos com uma simples corda, e então a corda elástica foi presa. “É só isso?”, perguntei. “É tudo o que eu preciso?” “Não tem mais nada?” Apenas pular. Nunca depositei tanta fé em uma toalha de banho como naquele dia!
Podemos escolher experimentar o medo autoimposto por meio de aventuras radicais, como um salto de bungee jump. Na maioria das vezes, porém, o medo chega sem aviso, justamente quando menos esperamos, alcançando os recantos mais profundos do nosso subconsciente e, em alguns momentos, despertando algumas das respostas emocionais e até fisiológicas mais intensas. Mas nem tudo é ruim. O medo é um mecanismo natural de segurança que, em certas situações, nos protege de danos ou infortúnios desnecessários. No entanto, é a nossa resposta ao medo, à luz da fé, que tem grande importância.
De repente, os pastores foram surpreendidos por um anjo do Senhor – que trazia boas novas que resultariam em grande alegria para todo o povo – e ficaram aterrorizados! Como se quisesse enfatizar ainda mais a cena – e aumentar o medo coletivo dos pastores – o anjo foi, de repente, acompanhado por uma imensa multidão celestial, que louvava a Deus e dizia: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra àqueles de quem Deus se agrada” (Lucas 2:14 NVT). Qual foi a resposta dos pastores diante dessa experiência sobrenatural? Eles disseram: vamos e “vejamos esse acontecimento que o Senhor nos deu a conhecer” (Lucas 2:15 NVT).
Assim como em um salto de bungee jump, quando se trata da vida de fé, às vezes nos pegamos fazendo as perguntas: “É só isso?” “Isso é tudo de que preciso?” “Não existe mais nada além disso?” São questões baseadas, talvez, na ideia de que deve haver algum tipo de exigência adicional de nossa parte, além da fé que já expressamos em Cristo e da graça imerecida de Deus que já nos foi concedida.
Na verdade, tudo o que nos resta fazer é dar continuamente um salto de fé, saindo do medo ou do desconhecido e entrando naquilo para o qual Deus nos convida diariamente, algo possível apenas por meio do Advento de Cristo em nosso mundo – o verdadeiro amor entre nós.
Reflexão: Qual é a sua reação e/ou resposta natural ao medo em sua vida? O que lhe permite enfrentar o medo a partir de uma perspectiva de fé e superá-lo? O que o impede de fazer isso? O que significa dar um ‘salto de fé’ para você no seu contexto atual?
Oração:
Jesus Cristo, Filho de Deus, Amor entre nós,
O perfeito amor que expulsa todo medo.
Luz do mundo, chama-nos para fora dos lugares de medo e escuridão,
Conduze-nos da incerteza para a clareza divina.
Que o medo dê lugar à fé, e a obscuridade à plenitude,
Revela-nos o mistério intrínseco do Advento e da Expiação.
Espera por nós nos lugares para onde nos chamaste, onde ainda não chegamos.
Luz e Vida do mundo, que assim seja.
Amém.
Scripture
About this Plan

A época do Advento nos convida a preparar o coração para a vinda de Jesus, não apenas com celebração, mas também com reflexão. Na história do Natal, o medo é um tema recorrente: no Templo, em sonhos, nas colinas e em lares silenciosos. Mas, a cada vez, Deus responde não com julgamento, mas com encorajamento: “Não tenham medo.” Nesta série de breves reflexões, exploramos como escolher a fé em vez do medo nos ajuda a acolher Jesus mais profundamente em nossas vidas.
More









