Sê Homem! - Uma Jornada De 30 Dias Sobre a Masculinidade Bíblica.Sample

·Homens não transferem responsabilidades
Deus criou o homem para a função de liderança, e essa função traz consigo grandes responsabilidades. O homem foi chamado para tomar decisões e lidar com as consequências delas. Antes mesmo de dar a Adão uma companheira, o Senhor lhe entregou um mandamento: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois o resultado seria a morte. No entanto, em Gênesis 3 vemos Eva sendo enganada pela serpente e entregando o fruto a Adão, que também comeu.
A primeira reação do homem corrompido pelo pecado foi fugir de sua responsabilidade. Quando confrontado, Adão transferiu a culpa para a esposa: “Foi a mulher que o Senhor me deu.” Mas é interessante notar que, ao entrar no jardim, Deus não chamou Eva. Ele chamou Adão: “Onde estás?” A responsabilidade estava sobre o homem. E depois de ouvi-lo se justificar, o Senhor declarou: “Maldita é a terra por tua causa.” Adão havia recebido a função de liderança, mas pecou e não assumiu sua responsabilidade.
Esse é o retrato de todo homem em pecado: desobedece e se justifica. Mas, graças a Deus, Jesus Cristo veio como o segundo Adão. Enquanto pelo pecado de um homem a morte entrou no mundo, pela obediência de Cristo veio a redenção. Diferentemente de Adão, Jesus não fugiu de sua missão. Em João 12.27-28, Ele disse: “Agora está angustiada a minha alma. E que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com esse propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome.” (ARA)
Jesus assumiu o lugar de Adão, e para salvar o mundo recebeu a consequência de seu pecado. Obedeceu até a morte e se entregou como sacrifício no lugar do homem. Ele nos mostra que não fomos criados para fugir, mas para assumir. A liderança que Deus confiou ao homem não pode ser transferida. Somos nós que devemos proteger, prover, orar e ensinar nossas famílias no caminho do Senhor.
Um dia Deus chamará pelo nosso nome e pedirá contas daquilo que nos confiou. Não haverá espaço para desculpas. Hoje, sejamos confrontados, mas também animados pelo exemplo de Cristo. Que, à semelhança do segundo Adão, possamos honrar ao Senhor, ainda que nos custe tudo, cumprindo a responsabilidade da liderança que nos foi dada. Sê homem!
Scripture
About this Plan

Sê homem! A masculinidade bíblica é um chamado à liderança que reflete o caráter de Cristo. Não se trata apenas de virilidade ou força física, mas da responsabilidade de liderar, proteger e servir. Quando os homens negligenciam seu papel, famílias, igreja e sociedade sofrem; mas quando vivem à semelhança de Cristo, todos são abençoados e o nome de Jesus é glorificado. Este plano de 30 dias é um convite para você crescer, amadurecer e viver sua vocação. Uma jornada de aprendizado e transformação para todo homem que deseja honrar a Deus com sua vida.
More
Related Plans

War Against Babylon

Making the Most of Your Marriage; a 7-Day Healing Journey

When God Doesn't Make Sense

Ruins to Royalty

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

The Judas in Your Life: 5 Days on Betrayal

And He Shall Be Called: Advent Devotionals, Week 5

When God Says “Wait”

Lies & Truth Canvas
