Batalha espiritualSample

Conhecendo o inimigo
“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o adversário de vocês, ronda como um leão, rugindo e procurando a quem devorar. Resistam‑lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1 Pedro 5:8-9 NVI)
Como soldados numa guerra espiritual, precisamos de conhecer bem não só as nossas armas, mas também quem é o nosso inimigo. A Bíblia revela-nos que o diabo — também chamado de satanás — é um ser real, astuto, mentiroso e destruidor. Ele opera nas sombras, usa o engano e a dúvida como armas, e tem como principal objetivo afastar-nos de Deus.
Ele não é uma figura mítica ou simbólica, mas um inimigo espiritual que trabalha contra tudo o que glorifica a Deus. Jesus chamou-o de “pai da mentira” (João 8:44 NVI), e a sua atuação manifesta-se em tentações, divisões, desânimo, orgulho, medo e confusão.
No entanto, não precisa de ter medo. Precisa sim, de estar vigilante e firme na fé, como diz a Palavra. O inimigo é poderoso, mas Deus é infinitamente maior. Quando conhecer as estratégias do adversário, tornar-se-á mais preparado para resistir aos seus ataques.
O inimigo age enganando: distorce a verdade de Deus, tenta fazê-lo esquecer da graça e do perdão, afastar o seu foco da presença de Deus, amedrontá-lo para o paralisar espiritualmente.
Mas pode resistir com a verdade da Palavra de Deus, com a oração constante, com a armadura espiritual completa (Efésios 6 NVI), com vida em comunhão com Deus e com o Corpo de Cristo.
A vitória já foi conquistada por Jesus na cruz. Está a lutar num lugar de vitória, não de derrota. O inimigo pode até tentar, mas não lhe pode tocar se estiver escondido em Cristo (1 João 5:18 NVI).
Oremos: Senhor Deus, abre os nossos olhos espirituais para que possamos discernir as armadilhas do inimigo. Ensina-nos a resistir com fé, sabedoria e autoridade em Teu nome. Que estejamos vigilantes, revestidos com a Tua armadura e cheios do Teu espírito. Declaramos que pertencemos a Ti, e que nenhuma arma forjada contra nós prosperará. Em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém.
É um milagre!
Elias dos Reis Silva.
About this Plan

A batalha espiritual é uma realidade invisível, mas presente na vida do cristão. “A nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra forças espirituais do mal que atuam nas regiões celestiais” (Efésios 6:12 NVI). Essa batalha acontece principalmente na mente, emoções e decisões do dia a dia. Envolve tentações, pensamentos negativos, desânimo, orgulho, medo e tudo aquilo que nos tenta afastar de Deus. Viver consciente da mesma é fundamental. Precisamos estar vigilantes, firmes na fé e revestidos da armadura de Deus. Não lutamos por vitória, mas a partir da que já foi conquistada por Cristo na cruz.
More
Related Plans

Rebuilt Faith

24 Days to Reflect on God's Heart for Redemption

Game Changers: Devotions for Families Who Play Different (Age 8-12)

Sharing Your Faith in the Workplace

Legacy Lessons W/Vance K. Jackson

Awakening Faith: Hope From the Global Church

You Say You Believe, but Do You Obey?

God's Book: An Honest Look at the Bible's Toughest Topics

Protocols, Postures and Power of Thanksgiving
