Raízes Hebraicas Da Fé CristãSample

O templo físico e o templo do Espírito
No Antigo Testamento, Deus ordenou a construção do tabernáculo, depois o templo, como lugar santo onde a Sua presença habitava entre os homens. A palavra hebraica para templo, mikdash, significa “lugar santo” ou “santificado”, um espaço separado para o encontro com o Divino. O templo físico era o centro da adoração e da comunhão do povo com Deus.
Porém, o templo terreno apontava para uma realidade superior. O Novo Testamento revela que, com a vinda de Jesus, a habitação de Deus mudou de lugar: Ele agora habita no coração do crente, por meio do Espírito Santo. Paulo escreve que somos o templo do Espírito Santo (1 Co 3:16), e que a presença de Deus habita em nós.
Quando Jesus destruiu o templo em Jerusalém e falou de levantá-lo em três dias, estava anunciando a Sua ressurreição e o estabelecimento do templo espiritual, Seu corpo ressuscitado. Essa transição marca o fim do sistema ritualístico e o começo de uma comunhão direta e íntima com Deus.
A ideia de templo no NT é relacional e espiritual: Deus habita em nós e entre nós, não limitado a um edifício. Isso muda a forma como entendemos a santidade, pois não é mais um espaço físico que determina a comunhão, mas a pureza do nosso coração e espírito.
Reflexão:
Você tem consciência de que é templo do Espírito? Como está cuidando desse espaço santo? Está vivendo em santidade e comunhão diária com Deus?
About this Plan

A fé cristã é enraizada na história e cultura do povo de Deus no Antigo Testamento. Compreender suas tradições, símbolos e expressões hebraicas é fundamental para viver plenamente o Evangelho. Este plano convida você a um mergulho nas raízes hebraicas da Bíblia, revelando como Jesus cumpre e transcende cada promessa e ritual. Aprofunde-se nessa jornada de fé que honra o passado e transforma o presente, fortalecendo seu relacionamento com o Deus eterno.
More









