YouVersion Logo
Search Icon

FundamentoSample

Fundamento

DAY 10 OF 30

Os alicerces da terra

Mais do que um dom que recebemos de Deus, a sabedoria é um atributo do caráter dele. Ao busca-la e retê-la, nos tornamos mais parecidos com o Pai.

Lectio. Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus; Provérbios 3:19 NVI (leia todo o texto de Pv 3:19,20).

Meditatio. A pequena perícope de Pv 3:19-20 como parte dos "Dez Discursos da Sabedoria", está em um contexto em que a sabedoria é exaltada por seus benefícios. Enquanto os versículos anteriores destacam como a sabedoria é valiosa para a pessoa, esta passagem revela que ela é uma virtude do próprio Deus, mostrando que ele a usou para criar e ordenar o universo. Mais do que um dom divino, a sabedoria é uma virtude do próprio Deus. O versículo 19 descreve como o Senhor, por meio de sua sabedoria, lançou os alicerces da terra e, por seu entendimento, fixou os céus, empregando uma linguagem arquitetônica que evoca ordem e estabilidade como resultado. O versículo 20 complementa, afirmando que, por seu conhecimento, as fontes profundas se rompem e as nuvens gotejam orvalho, sugerindo que a sabedoria divina regula tanto os processos terrenos quanto os celestiais, destacando a abrangência e a capacidade irrestrita de Deus. A sabedoria é, pois, um atributo dele, tanto na criação quanto na manutenção do universo. Isso torna acessível o poder absoluto do Criador, à pessoa que busca sabedoria. O texto ensina que buscar a sabedoria é alinhar-se ao agir de Deus, à vida, ordem, estabilidade, permanência e resultados que ele dá a tudo. Implicitamente, denuncia o erro de desprezar a sabedoria, o que conduziria ao caos e à perdição. Promove o acerto de valorizar e aplicar a sabedoria divina, instruindo-nos a perseverar em sua busca como a base de uma vida estável, pacífica e frutífera.

Oratio. Em seu tempo de oração sobre este texto, adore a Deus, que compartilha a sabedoria dele conosco, permitindo-nos participar de sua natureza divina. Confesse que nem sempre você reconheceu a sabedoria como uma parte do caráter do próprio Deus e não lhe atribuiu o devido valor. Agradeça pela oportunidade de, por meio da sabedoria, criar e sustentar coisas boas para si e para as pessoas ao seu redor. Submeta-se ao propósito de agir como Deus age, tornando-se um imitador dele, como todos os filhos. Dedique-se a buscar a sabedoria de Deus com fé e perseverança, sabendo que ele a concede generosamente, e use-a para realizar a vontade dele em todas as áreas da sua vida.

........... Os títulos das seções Lectio, Meditatio, Oratio e Contemplatio, referem-se às quatro práticas devocionais da Lectio Divina, um método devocional de leitura das Escrituras, praticado desde os tempos patrísticos e sistematizado no século XII por Guigo II. A ele, o autor acrescentou uma quinta prática devocional, Confessio, incluindo o testemunho como parte dessa leitura orante das Escrituras.Contemplatio. Contemple os lírios do campo, delicados e belos, crescendo sem esforço, vestidos de modo que nem mesmo Salomão, com toda a sua sabedoria e riqueza, conseguiu fazer. Perceba como cada detalhe de sua beleza é cuidadosamente planejado e sustentado pelo Criador. Agora, olhe para as aves do céu, tão simples e livres, mas nunca esquecidas. Elas não semeiam nem colhem, mas Deus as alimenta diariamente com abundância. Observe como a mesma sabedoria divina que governa o universo, que sustenta o ciclo das estações, embeleza os campos e cuida das aves, está disponível para você. Veja como Deus usa a sabedoria para prover, cuidar e sustentar tudo o que criou, e entenda que ele deseja compartilhar essa sabedoria com você. Olhe ao redor e veja como a natureza criada reflete a inteligência e o amor do Pai, e sinta-se chamado a confiar nesse mesmo Deus que concede sabedoria a quem a busca, permitindo que você também viva em harmonia com ele e participe da sua criação.

Confessio.
Sempre fui ‘o-menino-dos-lápis-de-cor’. Nunca achei, porém, que tinha um talento natural, que não exigisse intenso esforço de aprendizagem e a orientação de outros. Por isso, equilibrar sentimentos de dependência e autorrealização foi sempre um desafio à parte.

Lembro do meu primeiro sucesso artístico, aos 10 anos. Com a orientação de uma jovem pintora, criei uma obra que rendeu grande admiração dos professores. Fiquei tão orgulhoso de mim mesmo e tão grato pela ajuda que recebi, que não compreendi a suave, mas firme repreensão da minha mãe. O contraste ficou gravado em minha mente e pensei muito sobre isto.

Com o tempo, percebi minha falha: não reconheci que é de Deus que recebo toda sabedoria, entendimento e conhecimento para fazer qualquer coisa. É sempre a ele que devo ser grato e submisso. Não sou perfeito nisso, mas procuro afastar-me da soberba de um lado e da subserviência de outro. Tenho um só Mestre, Pai e Senhor; devo depender dele e dar-lhe toda a glória. E você, como lida com o sucesso em suas realizações?

...........

Os títulos das seções Lectio, Meditatio, Oratio e Contemplatio, referem-se às quatro práticas devocionais da Lectio Divina, um método devocional de leitura das Escrituras, praticado desde os tempos patrísticos e sistematizado no século XII por Guigo II. A ele, o autor acrescentou uma quinta prática devocional, Confessio, incluindo o testemunho como parte dessa leitura orante das Escrituras.

About this Plan

Fundamento

Você quer adquirir sabedoria? Sabedoria — a capacidade de saber o que fazer para ajudar a si mesmo e aos outros — não é sorte. É um caminho. Um processo que começa pelo acesso aos dados, passa pela informação e pelo conhecimento, até chegar à sabedoria. Provérbios 1 a 9 é o mapa desse caminho. Um tratado prático sobre como Deus transforma pessoas comuns em gente sábia. Neste plano de leitura, vamos ler, meditar e orar juntos, por 30 dias, na primeira parte do livro de Provérbios. Porque a sabedoria é o que Deus faz em nós e através de nós.

More