Resiliência em tempos de crisesSample

A força da resiliência de Estevão
Estêvão foi um exemplo de resiliência diante da adversidade:
“E disse: «Reparem! Vejo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, ao lado direito de Deus!» Mas eles taparam os ouvidos e atiraram-se todos contra ele, em altos gritos. Expulsaram-no da cidade e apedrejaram-no. As testemunhas que fizeram isso deixaram as suas roupas ao cuidado de um jovem chamado Saulo. E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava a Jesus: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito!» Depois ajoelhou-se e gritou com voz forte: «Senhor, não os condenes por causa deste pecado!» Ao dizer isto, morreu.” (Atos 7:56-60 NVI)
Estêvão, um dos primeiros diáconos da igreja primitiva, deixa-nos um poderoso exemplo de resiliência diante da adversidade. Vamos refletir sobre a sua história e as lições que podemos aprender com a sua coragem.
A leitura mostra-nos que Estevão era cheio de graça e poder. A sua resiliência não era apenas uma força humana, mas vinha da habitação do Espírito Santo nele. Ele não apenas realizava milagres, mas enfrentava oposição com uma graça que só Deus poderia proporcionar.
Estêvão enfrentou oposição da sinagoga dos Libertos, mas a sua sabedoria e o Espírito com o qual falava eram inegáveis. Ele não recuou diante da falsa acusação, mas manteve-se firme na verdade, enfrentando a adversidade com confiança.
Na última e mais desafiadora situação, quando estava prestes a ser apedrejado, Estêvão não demonstrou raiva ou amargura. Em vez disso, cheio do Espírito Santo, ele olhou para o céu e proclamou a glória de Deus e Jesus à direita do Pai. A sua resposta à morte iminente foi um testemunho poderoso de fé e perdão.
Mesmo enquanto estava a ser apedrejado, Estêvão clamou: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito" e, ajoelhando-se, pediu perdão para os seus perseguidores. A sua resiliência estava ancorada na confiança em Jesus, mesmo diante da morte.
Aplique a resiliência de Estêvão na sua vida! Pode aprender com a sua dependência do Espírito Santo, a sua coragem diante da oposição, o seu testemunho no momento da morte e a sua disposição de perdoar até o fim.
Oremos: Senhor, assim como Estêvão enfrentou a adversidade com resiliência, ajuda-me a depender do Teu Espírito em todas as circunstâncias. Que eu possa confrontar os desafios com sabedoria, testemunhar com coragem e perdoar, mesmo diante das maiores dificuldades. Em nome de Jesus, Amém.
Muito obrigado por existir!
Elias dos Reis Silva.
Scripture
About this Plan

A resiliência não é uma jornada solitária. Deus deu-nos a comunidade para nos apoiarmos uns aos outros. Durante tempos de crise, buscar e oferecer apoio é vital. Podemos aprender uns com os outros e sermos fortalecidos pela comunhão.
More
Related Plans

Deeper in Worship

Walk With God: 3 Days of Pilgrimage

YES!!!

Spirit-Led Emotions: Mastering Emotions With Holy Spirit

Psalms of Lament

Moses: A Journey of Faith and Freedom

Faith-Driven Impact Investor: What the Bible Says

Prayer Altars: Embracing the Priestly Call to Prayer

I'm Just a Guy: Who Feels Alone
