Quando Famílias se Quebram, a Misericórdia RestauraSample

Dia 4: Quando os Pais Provocam em vez de Cuidar
"Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." Efésios 6:4 (NVI)
Assim como Israel e Judá, que feriram um ao outro como irmãos de sangue, também nós, pais, podemos, muitas vezes sem perceber, ferir nossos filhos. Às vezes com uma disciplina severa demais, às vezes com expectativas irrealistas que esmagam em vez de inspirar, às vezes com um amor inconsistente que deixa cicatrizes invisíveis. Aquilo que foi dado para proteger e nutrir pode, quando mal conduzido, tornar-se arma nas mãos de quem ama.
Veja como é fácil provocar a ira num coração pequeno:
- quando disciplinamos no calor da nossa própria raiva, não com a calma de um amor que instrui;
- quando esperamos deles o que nem mesmo nós conseguimos ser;
- quando nossas regras mudam dependendo do dia;
- quando os comparamos aos irmãos, como se amor fosse prêmio de disputa;
- quando não os escutamos, como se sua voz não tivesse peso;
- quando, mesmo após um pedido de perdão, trancamos as portas da reconciliação.
Como Acaz, quando nos afastamos do coração de Deus, criamos a partir das rachaduras da nossa própria alma. Disciplinamos para descarregar frustração, exigimos perfeição porque não suportamos nossa própria imperfeição.
Mas o propósito da criação piedosa, como a disciplina que Deus usa conosco, nunca foi punição. É formação. Não é controle, é cultivo. É ensinar um coração a amar o que Deus ama. Quando educamos com dureza e não com graça, corremos o risco de gerar justamente a rebeldia que tanto tememos.
Mas há esperança. Sempre há esperança. Assim como os líderes de Efraim deram meia-volta no caminho, também nós podemos mudar de rumo. Podemos olhar nossos filhos nos olhos e dizer: “Me perdoe, fui duro demais.” Podemos escolher a paciência em vez da raiva, o abraço em vez do castigo, a compreensão em vez do julgamento.
Reflexão:
- De que maneiras você pode estar provocando raiva em seus filhos?
- Como você pode refletir melhor o caráter de Deus em sua criação de filhos?
- Que mudanças você precisa fazer para criar filhos com amor em vez de frustração?
Minha Oração:
Meu Pai, ajuda-me a criar filhos como o Senhor me cria, com paciência, consistência e amor redentor. Mostra-me onde fui duro e dá-me coragem para corrigir. Ajuda-me a edificar em vez de destruir. No nome de Jesus, Amém.
About this Plan

Quando os relacionamentos familiares se desfazem, a dor é insuportável e a esperança parece impossível. Através da poderosa história de 2 Crônicas 28, descubra como Deus vê situações assim e transforma conflitos familiares em restauração. Aprenda a reconhecer padrões destrutivos, a aceitar a correção e a tornar-se um agente de misericórdia na sua família. Porque mesmo nas cinzas de uma família, Deus escreve histórias de redenção.
More
Related Plans

Lord, I Believe

Write Your Way Closer to God

Grieving With Purpose: A Journey Through Loss

How to Read Weird Bible Stories

Money Matters

Into the Clouds (Bible App for Kids)

Love Like a Mother -- Naomi and Ruth

Leading With a Whisper

Acts 21:17-22:21 | Staying True to Christ
