Dia Mundial de Oração pelos Universitários: Devocional de 40 DiasSample

Reconhecendo a Voz de Jesus
Por Sarah Courtemanche (Sarah serve com os Navigators como coordenadora nacional de oração universitária. Ela também faz parceria com seu marido, que supervisiona os ministérios de campus em New England e Nova York.)
"Agora o jovem Samuel ministrava ao Senhor perante Eli... Então o Senhor chamou Samuel, e ele disse: 'Eis-me aqui!' e correu até Eli, e disse: 'Eis-me aqui, pois me chamaste.' Mas ele disse: 'Não te chamei; volta a deitar-te.' Então ele foi e se deitou... E o Senhor chamou novamente Samuel pela terceira vez. E ele se levantou e foi até Eli... Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o jovem. Portanto, Eli disse a Samuel: 'Vai, deita-te, e se Ele te chamar, dirás: "Fala, Senhor, pois o Teu servo ouve."'... Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. E o Senhor veio e ficou ali, chamando como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!' E Samuel disse: 'Fala, pois o Teu servo ouve.' Então o Senhor [falou] com Samuel."
— 1 Samuel 3:1, 7-10
Ao refletir sobre como Deus falou com Samuel pela primeira vez, lembro-me de que até aqueles que têm uma grande vida de oração e ouvem regularmente o Senhor tiveram que começar de algum lugar. Isso é encorajador para mim! Quem de nós não lutou para ouvir a voz do Senhor ou para diferenciá-la das outras vozes em nossas mentes?
Eu aprecio como essa história destaca a aproximação de Deus em relação a Samuel e Sua persistência com ele. Deus não desiste quando Samuel O ouve errado várias vezes! As palavras de Deus para Samuel são consistentes com a maneira como Ele falou com Seu povo no passado. Deus usa Eli para ajudar Samuel a discernir Sua voz e saber como responder a ela.
Você acredita que Deus ainda fala com Seu povo? Que Ele tem palavras para você? Ouvir muitas vezes vem de cultivar um coração atento e obediente a Deus, como Samuel. Algumas sugestões incluem:
- Torne um hábito se afastar do barulho da vida para ouvir o Senhor, refletir nas Escrituras e processar com Ele suas dores, desejos e realidades cotidianas. Quando eu era universitária, muitas vezes eu tirava as tardes de sexta-feira para andar de bicicleta pela cidade, encontrar um banco tranquilo ou uma cafeteria para ler a Palavra, escrever no meu diário e simplesmente desfrutar da companhia de Deus—assim como eu faria com um amigo! Através desses e de outros momentos diários mais curtos, comecei a aprender sobre o coração e a voz Dele, e confiar n'Ele com a minha própria vida.
- Como Samuel, eu precisei de outras pessoas para me ajudar a reconhecer a voz de Jesus em meio a outras vozes (ou seja, a minha, a da cultura, a voz dos meus pais). Com quem você pode se conectar por uma temporada para crescer no conhecimento de Cristo e de Sua voz? Compartilhe sua vida, leia e reflita nas Escrituras, orem juntos. Essas três práticas simples, ao longo do tempo com outra pessoa, podem ter implicações radicais para sua vida pessoal e para o Reino de Deus.
PONTOS DE ORAÇÃO:
- Reflita em oração sobre a história de Samuel (1 Samuel 3) e suas implicações para sua própria vida.
- Pergunte: “Jesus, como Você está Se revelando para mim por meio dessa passagem?”
- Ore para que Ele revele qualquer coisa que queira mostrar a você sobre seu coração, crenças ou práticas.
Scripture
About this Plan

Junte-se aos cristãos ao redor do mundo enquanto oramos por avivamento e despertar espiritual entre os estudantes universitários. Líderes de diversas partes do mundo contribuíram para este devocional, oferecendo a você uma ferramenta de inspiração, compreensão e encorajamento para fortalecer suas orações. Una-se em oração com crentes de todas as nações pelos 40 dias que antecedem o Dia de Oração Universitário!
More
Related Plans

The Way of the Wise

YES!!!

Journey Through Genesis 12-50

Faith-Driven Impact Investor: What the Bible Says

Psalms of Lament

Moses: A Journey of Faith and Freedom

Walk With God: 3 Days of Pilgrimage

One Chapter a Day: Matthew

Prayer Altars: Embracing the Priestly Call to Prayer
