YouVersion Logo
Search Icon

Os Conflitos No Lar E a Necessidade Do PerdãoSample

Os Conflitos No Lar E a Necessidade Do Perdão

DAY 2 OF 6

Lidar com a ira de maneira bíblica

A ira é uma fonte constante de conflitos e um daqueles pecados que, justamente por serem comuns, muitas vezes nem tratamos como sendo de fato pecados. Justamente por isso, a ira é um dos pecados que dificilmente tratamos como pecado. Talvez, por ser tão comum, desprezamos a sua relevância e atribuímos ela a um traço de personalidade, um mero costume ou coisa do tipo. Mas a ira é um pecado extremamente perigoso, e considerada como um pecado escravizador, justamente pelo fato de ser cometido com tanta frequência que pode se tornar um vício, como se fosse algo normal. Assim como alguns crentes que podem ser viciados em pornografia, viciados em falar palavrão, viciados em falar mal dos outros etc., alguns podem ser habitualmente irascíveis. Por isso, devemos lidar com a ira de maneira bíblica[1].

“Não pequem ao permitir que a ira os controle; reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio” Salmo 4.4 NVT

À despeito dos demais aspectos da ira, como a ira santa de Deus e todos os pormenores que envolvem o tema, cumpre-nos atentar para a ira pecaminosa. Nós podemos desprezar a importância da ira como pecado, e encontramos uma infinidade de textos sobre a ira na Escritura. Mas somente aqui nesse texto nós podemos observar três rápidas e claras lições a respeito da ira:

A ira pecaminosa

Pode parecer algo muito óbvio, mas em nosso dia a dia muitas vezes agimos como se alguns pecados não fossem tão graves. Ficamos horrorizados quando ficamos sabendo de um pai que comete adultério e abandona a esposa e os filhos. Quando um escândalo sexual acontece, e assim por diante. Mas existem aqueles pecados que passam despercebidos, como o vício da fofoca e da murmuração, por exemplo. A ira é um deles. Muitas vezes atribuímos a ira a personalidade: "Não liga não, ele/ela é assim mesmo", "Nasceu dessa forma", "Foi criado assim", "É um pequeno desvio mental que a pessoa tem, por isso ele age dessa forma". Mas a ira é um pecado. Gritarias, falta de educação, expressões de ódio, falta de paciência, são ações que acompanham a ira, que a Escritura define como pecado. E todo pecado é contra Deus, e precisa ser confrontado e abandonado. Todo pecado deve ser abandonado pela graça de Deus e pela obra do Espírito. “Não pequem”! Fica claro no texto, e em centenas de outros textos, que a ira é pecado. Por isso, devemos tratar seriamente o nosso pecado da ira.

Não devemos ser controlados pela ira

A ira é um pecado que pode nos controlar. Em outras palavras, a ira quer nos tornar reféns e ter domínio de nossas ações. Mas nada deve nos dominar. Um dos aspectos da sabedoria cristã é a plenitude de Deus pelo Espírito Santo agindo no homem interior, que nos leva a sermos controlados pelo Espírito. E a ira é um pecado que pode nos controlar. Pode nos levar a agir de maneiras que normalmente não agiríamos. Quando somos controlados pela ira, estamos sendo conduzidos pela velha natureza pecaminosa, e não segundo o novo homem, criado em Cristo Jesus para as boas obras. Por isso, não devemos ser controlados pela ira. “Não pequem ao permitir que a ira os controle”!

O perigo de agir motivado pela ira

“reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio”.

Agir precipitadamente é característica do insensato e é o oposto da sabedoria. Observamos vários textos que nos ensinam isso, especialmente no livro de Provérbios. E aqui fica claro que a ira retira a nossa capacidade de discernimento, nos levando a agir precipitadamente. E por isso devemos permanecer em silêncio e esperar até que o discernimento seja possível. Está subentendido no texto que agir motivado pela ira traz consequências ruins. Ou seja, a chance de fazermos algo que nos levará a se arrepender depois é muito grande, quando agimos influenciados pela ira. Por isso, o certo a se fazer é lutar contra a ira, não permitir que ela nos controle, e dedicarmos um tempo para pensar na situação com sabedoria.

[1] Gostaria de indicar um artigo, no site da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos): 3 Razões Convincentes para Lidarmos com Nossa Ira Pecaminosa - https://www.abcb.org.br/post/3-raz%C3%B5es-convincentes-para-lidarmos-com-nossa-ira-pecaminosa. E também um livro da Editora Nutra: Ira: Tirando o Mal pela Raiz - https://www.nutrapublicacoes.com.br/livros/ira-arrancando-o-mal-pela-raiz

Scripture

About this Plan

Os Conflitos No Lar E a Necessidade Do Perdão

Os conflitos inevitavelmente farão parte de nossos relacionamentos interpessoais. Por isso, a melhor forma de lidar com a realidade dos conflitos é estabelecendo expectativas reais. Muitas vezes somos tentados a idealizar a família perfeita, a igreja perfeita, o casamento de conto de fadas, os filhos que nunca nos desobedecem. Mas isso é absolutamente impossível, uma vez que somos pecadores e os conflitos são inerentes aos nossos relacionamentos. Sendo assim, ao invés de acreditar na utopia de uma família onde todos nos agradam o tempo todo, nós precisamos aprender a lidar com os conflitos em nossa família de maneira bíblica.

More