Cristo Nossa PáscoaSample

Cristo, o Cordeiro Pascal
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)
O que a celebração da Páscoa, tem a ver com o sacrifício de Jesus Cristo?
Podem parecer eventos distintos, mas o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, aponta uma conexão profunda entre os fatos: "Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" (1 Coríntios 5:7b).
Para os judeus, a Páscoa é a celebração da libertação da escravidão no Egito. Para os cristãos, a Páscoa ganha um novo significado, revelando Cristo como o Cordeiro Pascal perfeito, que nos liberta da escravidão do pecado.
Tanto na Páscoa judaica quanto no sacrifício de Cristo, o derramamento de sangue é o ponto central. No Egito, o sangue do cordeiro pascal marcado nas ombreiras das portas, protegeu os primogênitos israelitas da morte (Êxodo 12:13). Da mesma forma, o sangue de Cristo derramado na cruz, nos protege e traz libertação, porém, a libertação oferecida por Cristo vai além da libertação física, ela alcança a esfera espiritual, libertando-nos do poder do pecado e da morte. (Romanos 5.9-11)
A jornada do povo de Israel saindo do Egito rumo à Terra Prometida é um simbolismo da nossa caminhada espiritual com Cristo. Assim como eles foram libertos da escravidão no Egito, nós, em Cristo, somos libertos da escravidão do pecado (Romanos 6:14).
Assim como o cordeiro pascal foi imolado para redimir os primogênitos israelitas, Cristo, o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29), ofereceu-se como sacrifício substitutivo. Ele pagou a dívida que nós não poderíamos pagar, e nos chamou para uma nova vida marcada pela liberdade e pela comunhão com Deus.
Ao longo da história, muitos cordeiros foram sacrificados, mas nenhum deles poderia oferecer a libertação completa do pecado. Cristo, com seu sacrifício único e perfeito (Hebreus 10:12), nos libertou do poder das trevas e nos convida a deixar para trás o "fermento velho" e a viver uma vida transformada, guiada pelo Espírito Santo.
About this Plan

Do sangue nos umbrais ao sangue na cruz! O quanto o sangue do cordeiro da páscoa apontava para o sangue de Cristo? Descubra como esse mandamento e seu cumprimento histórico apontam para o plano redentor de Deus no Plano Bíblico "Cristo, nossa Páscoa"
More
Related Plans

The Family Business: Living Like Jesus. Loving Like Jesus. Leading Like Jesus.

Live Your OWN Life With Conviction

Jesus Is Our "Light of the World"

Made for More

Move People Through God Alone

Christosis: Participation in Christ and Imitation of Christ

Anchored: The Life and Letters of the Apostle Peter

Love People?!

Sundays at the Track
