YouVersion Logo
Search Icon

Confiando em Deus no SofrimentoSample

Confiando em Deus no Sofrimento

DAY 13 OF 21

SOAP: Romanos 8:24–25

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

As palavras de Paulo em Romanos 8 lembram-nos que confiar em Deus não é uma ação passiva. Pelo contrário, é uma escolha consciente, um compromisso diário de lembrar quem Ele é e o que Ele prometeu. Cada vez que nos agarramos às Suas promessas, cada vez que nos lembramos como Deus nos prometeu a redenção, isso aumenta a nossa fé.

O sofrimento que experimentamos neste mundo é resultado do pecado. O nosso sofrimento pessoal pode não resultar do pecado, mas a razão para o quebrantamento, as dores, a escravidão e a decadência é o pecado. A própria criação sofre sob o peso do pecado, presa à corrupção. O nosso mundo literalmente chora, geme, anseia a liberdade e a redenção.

Aguardamos a redenção. E quando estamos em Cristo, temos a dádiva da esperança no que está por vir. Ele prometeu redenção gloriosa, tanto física quanto espiritual, mas isso ainda está por vir. Vivemos na tensão de conhecer o que foi prometido e de aguardar que essa promessa chegue. Vivemos no “ainda não”.

Mas no “ainda não” agarramo-nos à esperança - à esperança da completa redenção através da obra de Jesus Cristo. Na escravidão, agarramo-nos a esta esperança. Na decadência, agarramo-nos a esta esperança. Enquanto os nossos corpos envelhecem, as nossas mentes mudam, os nossos entes queridos morrem ou os nossos governos desabam, nós agarramo-nos a esta esperança. Porque nesta esperança somos salvos. Quando a nossa esperança está na obra de Cristo, no Seu sacrifício, na Sua ressurreição e na Sua vinda, nós estamos salvas.

Esta esperança é o que nos permite continuar. Sem a esperança de que um dia experimentaremos a glória de Cristo e a nossa completa redenção, não temos nenhuma razão para escolher confiar n'Ele. A escolha diária de nos agarrarmos às Suas promessas é o que aumenta a nossa esperança.

Pode nunca ficar mais fácil, mas podemos aprender a perseverar. A perseverança é uma prática, uma disciplina. Uma atleta não pode correr uma maratona sem antes correr 1km, depois outro, e outro. Nos treinos ela precisa de sofrer para criar resistência, ou então não conseguirá completar a corrida. Da mesma forma, nós só aprendemos sobre perseverança quando perseveramos. Ao escolher acreditar que Aquele que nos salvou também nos livrará do sofrimento, nós perseveramos e aguardamos ansiosamente o Seu regresso.

About this Plan

Confiando em Deus no Sofrimento

Com este estudo irá aprender acerca do lamento, que significa levar as suas dores, a sua mágoa e sofrimentos diante de Deus. Irá aprender que é saudável e bom clamar a Deus honestamente no meio da sua dor. Também aprenderá a confiar novamente em Deus, e a encontrar alegria, mesmo nos dias mais difíceis.

More