YouVersion Logo
Search Icon

Jornada da VidaSample

Jornada da Vida

DAY 3 OF 6

Quem você é? Sua identidade.

Existe um problema na crise de identidade chamado “coração caído”. Eu tive esse problema. Passei grande parte da minha vida tentando encontrar soluções e, com o tempo, percebi que, mesmo se eu passasse 20 anos fazendo terapia, não o teria resolvido. Você pode tomar remédios para dormir a vida inteira, mas isso não vai resolver esse problema. O problema do coração caído ninguém resolve, a não ser o próprio autor do coração.

A crise de identidade começa com o próprio inimigo no Jardim, que aparece em forma de serpente e lança dardos inflamados. Esse inimigo, cujo único poder consiste em mentiras atrás de mentiras, tem como objetivo fazer discípulos. Quem são esses discípulos? Aqueles que acreditam em suas mentiras. Assim, essas pessoas acabam desenvolvendo crises de identidade. E, se existe algo que Satanás almeja, é destruir sua origem, sua identidade, sua vocação, seu lugar e seu destino.

Jesus teve a missão de resgatar os corações caídos para nos dar um novo coração e, com ele, uma nova história. Afinal, uma nova história só começa com um novo coração. Ele ouviu do próprio Pai dizendo “tu és o meu filho amado”. Logo em seguida, vem o inimigo o atacando com o questionamento “se é filho de Deus” para fazê-lo duvidar de quem Ele realmente era. Não era um “se” condicional, mas com o objetivo de corromper a sua identidade de filho amado.

Quando nascemos, somos registrados e recebemos um documento que contém nosso nome, data e local de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia. Basicamente, a identidade diz respeito à nossa filiação, nossa origem e quem somos.

Certa vez, perdi meu documento de identidade em casa. Procurei por toda a casa e não consegui encontrá-lo. Se você é casado, sabe que, de maneira geral, é comum os homens perderem algo na própria casa. Procurei, procurei e nada. Depois de muito tempo, decidi falar com a Érika, minha esposa. Porque, eu não sei se você sabe, as mulheres sempre sabem onde estão todas as coisas na casa. É incrível isso. Perguntei para a Érika: “Amor, você sabe onde está o meu RG?”. Em poucos segundos, ela foi, pegou o documento e disse: “Está aqui, ó!”.

Entendeu? Quando parei de procurar a minha identidade por conta própria e passei a procurar quem sabia onde estava a minha identidade, eu a encontrei. É por isso que muitas pessoas sofrem com crise de identidade. Estando perdidas, tentam buscar sua identidade em pessoas e coisas. Dizem: “Se eu tiver tal coisa, minha vida terá sentido. Se eu fizer isso, as pessoas vão me valorizar. Se eu for aquilo outro, saberei quem sou”. Não. Você não é o que você faz, muito menos o que tem. Você é aquilo que a Bíblia diz que você é: filho(a) amado(a), a imagem e semelhança de Deus.

Pessoas que têm convicção da sua identidade são pessoas livres: livres da necessidade de aceitação, livres da busca por aprovação, livres da exigência de reconhecimento e livres do medo.

About this Plan

Jornada da Vida

O fim das coisas é melhor que o seu início (Ec 7:8). Essa frase é do Rei Salomão. Ela nos mostra que melhor do que começar, é terminar. Durante toda a nossa jornada da vida, vamos encontrar cinco principais perguntas que todo ser humano faz em vida. Entretanto, não espere que sejam perguntas fáceis de serem respondidas. Parece simples, mas não é. Neste Plano, veremos quais são essas cinco perguntas e creio que você aprenderá sobre cinco pontos importantes que vão trazer um propósito para a sua vida. O propósito não é para ser descoberto, e sim entendido.

More