Devocional dos CriativosSample

Toda obra criativa começa com uma tela, uma página, um quadro, um frame em branco. Seja um texto, um poema, um livro, um vídeo, um filme, uma arte gráfica, um pôster, um quadro ou uma música; tudo começa no interior do vazio, da luta entre o branco, o imaginário, nosso coração, nossa paixão, nossas ideias e inspiração.
Criar algo novo, original, autêntico, exige uma luta constante contra nossa própria mente. Nossos maiores inimigos não são externos, mas internos.
Medo do Fracasso,
Medo do Sucesso,
Medo do Novo, da dor, da solidão,do esforço, da intensidade.
Necessidade de aprovação externa.
Insegurança.
Impaciência.
Incapacidade de adiar a satisfação.
Nenhum desses inimigos são reais, no sentido de que, digamos, sejam um leão ou um urso, são produtos da nossa mente.
Esse “suor” da mente, que declara resistência à criatividade, não vem de Jesus. Tão pouco do Espírito Santo. Mas vem como herança da nossa queda original, que nos subjugou do Jardim, o lugar onde os medos e a corrupção da imaginação eram velados.
Nosso coração, então, nesta angústia para criar, contra a luta da nossa mente, permanece como Homero escreveu sobre Odisseu: "…durante toda viagem marítima, sofria com uma agonia para redimir-nos e trazer-nos a salvo para casa".
Voltar a salvo ao Jardim. Esse é o retorno que nossa alma criativa procura. Só isso completará o ciclo e fará toda humanidade completa. O artista é o arauto, o profeta, o meio desta mensagem, como disse Steven Pressfield, em A Jornada do Artista.
Como então sair da página em branco?
Como vencer a angústia da busca pelo Jardim?
Entregando-se às catapultas do oceano de amor de Deus, através da oração. A resistência irá fazer de tudo para te afastar, te distrair, matar e roubar sua criatividade, seu desejo pela arte, sua crença de que é artista ou criativo, para te fazer viver uma vida medíocre longe da obra de arte que Deus deseja gerar através de você. Ela pode te levar aos vícios, à masturbação, à pornografia, à procrastinação, ao rolar do feed infinito, à tudo que seja gorduroso, cheio de açúcar ou sal.
Você precisa ouvir uma voz que te diz: Tu és meu filho amado, de quem tenho todo prazer. Isso só acontece no esconderijo do altíssimo, no lugar secreto do Jardim de Deus.
Para isso precisamos fazer a humilde oração de Salmos 42.
Sair da página em branco para o jardim de Deus é render-se às ondas do amor de Deus, deixando com que cada abismo de amor, nos leve mais profundo em um lugar de criatividade, chamado REDENÇÃO. Se renda, e crie para glória de Deus.
Lucas Bezalel - arquiteto de Ideias, especialista em Branding e Inovação, Lucas multiplica resultados em Igrejas através de consultorias e treinamentos de Liderança e Voluntários.
Esta mensagem te encorajou? Reunimos neste plano um grupo de irmãos e irmãs que juntos estão Comunicando o Reino® em suas respectivas áreas. Conheça o trabalho pesquisando o autor do dia.
Scripture
About this Plan

Um devocional que reúne irmãos e irmãs que atuam nas mais diversas áreas como liderança, comunicação, jornalismo, publicidade, design, vídeo, criatividade, escrita, influenciadores digitais e uma infinidade de maneiras criativas de manifestar a multiforme graça de Deus. Durante 40 dias você vai ler reflexões que te inspiram a continuar e perseverar na caminhada criativa, juntos Comunicando o Reino de Deus.
More