Sou eu (S1-E8)Sample

El Roi - o Deus que vê
Deus vê
Conhece a história de Génesis 16? Acabou de ler um versículo. Fala de Agar. O Anjo do Senhor - provavelmente o próprio Deus - encontra-a no deserto, perto de um poço. Agar está a fugir por causa da situação complexa e triste em que se encontra. Vê-a. Não a deixa sozinha com o seu problema. E é também assim que, mais tarde, Agar chama a Deus: "Tu és o Deus que cuida de mim". É bonito, não é?
Deus não está longe e demasiado ocupado com todo o tipo de coisas para o ver. Não, Ele está perto e vê-o. Ele conhece-o e está intensamente envolvido em tudo o que acontece na sua vida.
O mesmo se passa com Natanael (João 1) e com a mulher de Samaria (João 4). Jesus viu Natanael antes de Filipe ir ter com ele, e esta mulher junto ao poço também foi vista por Ele. Ela foi lá, no calor do dia, por uma razão, e Jesus também estava lá por uma razão. Diz de forma tão cativante: "Tinha de passar por Samaria". Tinha de a encontrar. Tinha de a ver.
Apercebe-se de que Jesus o vê da mesma maneira? Vê como Jesus, no seu "ver", consola as pessoas, as encoraja, as aproxima?
Quem é que vê?
Quando seguimos Jesus, a ideia é tornarmo-nos cada vez mais parecidos com Ele. Para que as pessoas vejam, Cristo, em si.
(A propósito, sabia que foi por essa razão que a palavra "cristãos" passou a ser usada? Algo do género: "Vemos tanto de Jesus, o Cristo, em si - que o chamamos 'cristão'". Maravilhoso, não é? Leia apenas Atos 11:26)
Tal como Jesus nos vê, olha para os outros. Com os Seus olhos. Com o Seu amor. Com a Sua compaixão. Tem consciência de que há tantas pessoas à sua volta que estão sozinhas? Que não são vistas? Literalmente "não são vistas"? Consegue vê-las?
Talvez isto pareça uma pergunta muito complexa, mas há alguma pessoa no seu ambiente que possa "ver"? Uma pessoa de quem possa cuidar?
Mais uma aplicação.
Jesus vê-o. Vê quem é, mas também vê algo em si. Conhece as suas qualidades, os seus talentos e quer utilizá-los. Use-os e deixe-os florescer.
O que vê nos outros? Consegue nomear os belos dons e talentos que alguém tem? Encorajar e talvez dar à outra pessoa um lugar onde esses dons e talentos possam florescer?
Reflita sobre as seguintes questões:
- Jesus vê-o. Como se sentes em relação a isso? Fá-lo feliz, ou também se assusta um pouco?
- Há pessoas no seu ambiente que são "negligenciadas"? Pode tomar conta de (uma delas)?
- Que qualidades e talentos vê nos outros? Pode encorajar duas pessoas hoje, mencionando-as?
Ora: "Senhor, obrigado por ser o Deus que me vê. Tu conheces-me, fizeste-me e estás tão intensamente envolvido na minha vida. Obrigado por isso! Ajuda-me, Senhor, a ver os outros da mesma forma. Ajuda-me a ter um olho para as pessoas que estão sozinhas, talvez evitadas pelos outros. E ajuda-me, Senhor, a reconhecer as coisas bonitas que puseste nos outros. Obrigado El Roi, o Deus que vê. Em nome de Jesus, Amém."
Scripture
About this Plan

Este plano de leitura leva-o a percorrer alguns dos temas que surgiram na parte de "Os Escolhidos >> Sou eu". Reflita, mergulhe na Bíblia e desfrute do que Jesus tem para lhe dizer.
More
Related Plans

God's Book: An Honest Look at the Bible's Toughest Topics

24 Days to Reflect on God's Heart for Redemption

Protocols, Postures and Power of Thanksgiving

30 Powerful Prayers for Your Child Every Day This School Year

Sharing Your Faith in the Workplace

Game Changers: Devotions for Families Who Play Different (Age 8-12)

Rebuilt Faith

Legacy Lessons W/Vance K. Jackson

You Say You Believe, but Do You Obey?
