YouVersion Logo
Search Icon

A Vida Debaixo do Sol — EclesiastesSample

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

DAY 10 OF 12

O Valor da Sabedoria

Eclesiastes é uma exaltação ao exercício da sabedoria. O pregador traz uma perspectiva semelhante a do livro de provérbios, de que uma vida sábia produz bons frutos. No final do livro o autor honra a sabedoria, assim como no de Provérbios. No livro de Eclesiastes é um pouco diferente. O autor mostra a vida como um enfado debaixo do sol, a vida é penosa e a não ser que ela seja regrada pela sabedoria do temor do senhor, ela será somente esta vida de enfado.

Agora no capítulo 10 de maneira bem robusta acontece o fechamento do livro, tanto do ponto de vista da discussão da sabedoria, quanto do temor do senhor. Veja o versículo 1. “Assim como a mosca morta faz o óleo do perfumador exalar mau cheiro, assim também uma pequena tolice pode ter mais peso do que a sabedoria e a honra." É interessante que a mosca é um bicho pequenininho, mas se ela cai no perfume ela vai destruí-lo , não interessa o tamanho do perfume, será destruído. Ou seja um pouquinho de insensatez já é um grande risco, um grande perigo. Imagine que você tivesse uma sobremesa linda numa taça, um sorvete , e de repente caísse uma mosca no seu sorvete. A taça pode ser grande, mas se cai uma mosca no seu sorvete você olha para taça inteira com uma certa repulsa, nojo.

No Novo testamento, o autor do livro de Tiago, diz uma coisa muito interessante, a língua é como uma pequena fagulha que põe fogo numa floresta inteira. Ou seja, algo muito pequeno pode estragar o que é grandioso, construído, que demorou anos para ser feito.

Ao longo do livro várias coisas são ditas sobre o tolo, por exemplo que o tolo se recusa a ouvir conselhos. Isso está no capítulo 9.17. As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que as de quem domina sobre os tolos, estes se recusam a ouvir conselhos, tem mau gênio e se iram rapidamente. No Capítulo 7.9 diz que o tolo é preguiçoso, no 4.5, o tolo é moralmente cego, no 2.4 o tolo é aquele que sempre age de maneira errada, que prejudica a si mesmo e aos outros e que o tolo não é alguém difícil de ser reconhecido.

No capítulo 10.3, diz que mesmo quando o tolo anda pelo caminho, ele age sem o mínimo de bom senso e mostra a todos que não passa de tolo. Eclesiastes mostra que não demora muito para que um tolo mostre tolice. Essa é uma ideia que está muito coerente à lógica do que nós cremos e do que no Novo Testamento diz que os apóstolos falaram sobre os frutos do espírito. E é bom nós pensarmos um pouco sobre isto. Jesus disse que a boa árvore dá bons frutos. E os frutos aparecem naqueles que estão cheios do espírito, ao mesmo tempo que os frutos da carne aparecem naqueles que estão cheios da carne. O que o autor de Eclesiastes vai dizer é que, o tolo e o insensato vão mostrar a sua insensatez nas suas próprias atitudes, por que é impossível que uma árvore má dê bons frutos.

Os versículos de 3 a 5 mostram o perigo do tolo que ocupa posição de liderança, governo e postos de comando. Veja o versículo 6: "A estultícia está posta em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo". Aqui há um contraste entre o tolo em cargo elevado e o rico em cargo inferior. O pobre citado aqui não é aquele que nada tem do ponto de vista financeiro mas, pobre do ponto de vista de sabedoria, este ocupa cargos elevados enquanto ricos, de sabedoria, ocupam cargos inferiores.

Versículo 7: “tenho visto servos andando a cavalo e príncipes andando a pé”. O mesmo sentido: ele viu que todas as vezes que você coloca um tolo numa posição de comando o resultado será destruição. Mesmo que esse tolo seja visto como alguém que tenha conceitos muito evoluídos, conceitos muito modernos, um tolo sempre trará destruição. Mesmo que o povo ao seu redor não entenda que ele seja tolo. O padrão de referência aqui, para identificar alguém como tolo ou não, não é a sabedoria humana. O padrão é o conhecimento de Deus. É isso que o autor de Eclesiastes diz. O tolo é aquele que não desfruta da sabedoria de Deus. Ao passo que o sensato é governado no seu coração pela sabedoria de Deus. Veja o versículo 16: “pobre da terra cujo o rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã”. Pobre da terra que é daqueles que estão em posição de liderança e simplesmente querem aproveitar dessa posição para viver a vida em festas e banquetes. Mas qual é a saída para isso? O autor, o pregador de Eclesiastes diz que a saída está em um coração sábio. Veja o versículo 2: “O coração do sábio se inclina para o bem e o coração do tolo se inclina para o mal”. O problema está no nosso coração. O grande risco de ouvirmos um conselho como esse é o de tentarmos começar a desenvolver a sabedoria na força do próprio braço. A única saída para o cristão é se expor ao evangelho e assim, alcançar um coração sábio. Em Coríntios o apóstolo Paulo fala que o evangelho é o poder de Deus para transformação das nossas vidas, para a transformação do nosso coração. Segundo Tim Keller o evangelho não é um conselho, o evangelho é uma notícia. Você a recebe e regozija. O conselho você ouve e tem algo a fazer, no evangelho você não tem nada a fazer, você apenas recebe.

Quando você alegremente recebe o evangelho, como um ato de gratidão, você obedece. Então é possível adquirir sabedoria, não por seu esforço, mas porque é exposto a boa notícia!

Que Deus nos abençoe, nos exponha ao evangelho para que nossos corações possam ser sábios e inclinando-se para o bem.

About this Plan

A Vida Debaixo do Sol — Eclesiastes

Cada dia um capítulo do livro de Eclesiastes que o levará a respostas claras ao anseio da alma humana. O que há de bom ou ruim em viver a vida comum? Há algum sentindo em nascer, crescer, trabalhar e morrer? E o que há de bom é realmente bom? Em tudo isso como podemos ver a soberana vontade de Deus? Comece, Deus tem muito a falar com você nestes dias!

More