YouVersion Logo
Search Icon

Provérbios - Lições Para a VidaSample

Provérbios - Lições Para a Vida

DAY 59 OF 60

CONSELHOS PARA A VIDA

"Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados" (Prov 31:8)

Chegamos ao último capítulo do riquíssimo livro de Provérbios. Esse capítulo é escrito pelo "rei Lemuel, de Massá". Não se sabe quem ele é, e há diversas especulações a seu respeito. O certo é que ele, usado por Deus, nos traz preciosas lições para a vida.

Os versos 1 a 9 apresentam os conselhos que Lemuel teria recebido de sua mãe. É interessante observar que o nome Lemuel, em hebraico (Lemû'el), significa 'para Deus' ou 'dedicado a Deus'. Aponta para o temor ao Senhor no coração dos seus pais ou quem lhe deu o nome. Podemos dividir esses conselhos em três blocos.

A favor da família. Lemuel destaca a importância dos conselhos maternos (v.1,2). A família que teme a Deus é um centro de referência e formação. Jamais subestime a capacidade de uma família que orienta os filhos com palavras e exemplo. Conselhos bíblicos devem ser dados e repetidos, relembrados a cada dia. Devem ser exemplificados pela vida dos que aconselham, para que possam ser ouvidos. Filhos que crescem em meio a conselhos e exemplo tendem a florescer, pois as sementes plantadas, mais cedo ou mais tarde, hão de germinar.

Contra os excessos. Sua mãe o ensina a não beber vinho de forma a perder o bom senso. Alguns bebem para esquecer das crises da vida, mas os sensatos devem evitar qualquer excesso (v.4-7). Devemos evitar excessos em qualquer área da vida, seja na bebida e comida, seja no trabalho e descanso, ou mesmo nos estudos e lazer. Todo excesso promove peso, quebra e enfado. Assim, devemos sempre buscar o equilíbrio em todas as coisas.

Contra a injustiça. Somos ensinados a abrir "a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados" (v.9). E mais: "julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados" (v.10). Temos, portanto, um destaque sobre os que são mais vulneráveis e sujeitos às injustiças. Devemos não apenas ter uma consciência cristã justa, mas também ações justas. Somos ensinados a falar abertamente, acusando a injustiça e promovendo justiça aos que precisam. É curioso encontrar aqui menção aos mudos, pobres e desamparados. Representam os que não são ouvidos, os que não tem o suficiente para uma vida digna e aqueles que são deixados de lado, em pleno abandono. Abramos os olhos e ergamos as mãos a estes. Seja Cristo glorificado!

Scripture

About this Plan

Provérbios - Lições Para a Vida

O livro de Provérbios traz ensinos para todas as áreas da vida. Fala sobre relacionamentos, finanças, família, integridade, igreja, missões, vida com Deus e muito mais. É um tesouro precioso dado pelo Senhor para sabermos conduzir a vida e tudo o que nela há. Inicie hoje uma jornada por este livro! São 60 textos devocionais e minha oração é que abençoem a sua vida como têm abençoado a minha.

More