YouVersion Logo
Search Icon

COMO ESTUDAR A BÍBLIA - Introdução ao Estudo IndutivoSample

COMO ESTUDAR A BÍBLIA - Introdução ao Estudo Indutivo

DAY 1 OF 3

Descobrindo o Significado Pretendido pelo Autor com Base no Contexto

Os planos da série "DESCUBRA" do The Bible Effect baseiam-se no método indutivo de estudo bíblico. Esse método procura primeiro observar cuidadosamente o que o texto diz (observação) a fim de descobrir seu significado à luz do contexto literário e histórico (interpretação). O objetivo desse processo é a aplicação apropriada da mensagem bíblica à nossa vida atual (aplicação).

Cada autor bíblico foi inspirado pelo Espírito a escrever as palavras de Deus para comunidades específicas de fé, e geralmente era uma comunidade que o autor conhecia pessoalmente. Mas vivemos milhares de anos depois da época em que os autores e seus leitores originais viveram. Além disso, muitos de nós também estamos em uma localização geográfica e em um contexto cultural muito diferentes da audiência original. Como resultado, muitos aspectos da Bíblia parecerão estranhos, confusos e talvez até ofensivos para nós. A boa notícia é que muitos desses sentimentos podem ser resolvidos se prestarmos atenção no contexto!

O contexto nos ajuda a descobrir a mensagem original dos autores bíblicos para seus leitores originais, a fim de que possamos entendê-la e aplicá-la adequadamente hoje.

Então, o que exatamente é contexto? Em termos simples, trata-se das circunstâncias mais amplas em que um texto foi escrito. Há dois tipos de contexto a serem considerados ao ler a Bíblia.

O primeiro é o contexto literário, que busca entender o significado de versículos individuais à luz dos parágrafos adjacentes, a mensagem de todo o livro no qual eles se encontram e até mesmo à luz da mensagem de toda a Bíblia. O contexto literário também considera o gênero em que o autor optou por escrever, uma vez que gêneros diferentes fazem com que os leitores interpretem o significado dos textos de forma diferente. Por exemplo, a maneira como você lê e entende uma carta de um amigo íntimo é bem diferente de como você interpreta um manual de instruções para um novo eletrodoméstico. Da mesma forma, os autores bíblicos usaram gêneros literários diferentes (como cartas, narrativas, canções etc.) para comunicar sua mensagem, e cada um deles precisa ser abordado com expectativas adequadas.

O segundo tipo de contexto é o contexto histórico, que busca entender o mundo e a cultura do autor, dos leitores originais e das pessoas nas histórias bíblicas. O autor tinha uma comunidade específica em mente quando escreveu as palavras inspiradas por Deus. Sua mensagem tinha a intenção de abordar as questões e necessidades específicas dessas comunidades. Assim, para garantir que a palavra de Deus para essas comunidades fosse clara, os autores humanos usaram estilos de escrita, ilustrações, linguagem e referências culturais mais adequadas às realidades históricas do mundo antigo. Por exemplo, a descrição da criação do mundo por Deus em Gênesis 1 precisava comunicar significado aos povos antigos que tinham uma visão do universo baseada principalmente nos sentidos físicos, ao invés de baseada nas informações que podem ser obtidas com a tecnologia do século XXI. Devemos fazer a pesquisa histórica necessária para nos colocarmos no lugar deles a fim de lermos o texto a partir da perspectiva deles.

O processo de estudo da série "DESCUBRA" do The Bible Effect será apresentado da seguinte forma:

Contexto

Esta seção apresentará algum contexto literário e/ou histórico que esclarecerá a passagem que está sendo estudada. O primeiro dia de cada plano incluirá um vídeo animado da situação histórica que levou o autor a escrever para seus leitores originais.

Observação

A principal pergunta que tentamos responder na observação é: "O que o texto diz?" Fazemos isso para entender o contexto literário e estabelecer uma base para compreender o texto à luz de seu contexto (interpretação). Nossos planos fornecerão algumas orientações para essa etapa. Aqui, simplesmente tentamos observar o máximo de detalhes possível. Ao fazermos isso, podemos começar a formar ideias sobre o significado do texto. No entanto, neste ponto de nosso estudo, tentamos não tirar conclusões até que tenhamos observado o texto cuidadosamente e coletado o contexto necessário.

IInterpretação

Nesta seção, respondemos à pergunta: "O que o autor pretendia comunicar aos seus leitores originais?" Para responder a essa pergunta, combinamos o contexto literário da observação com o contexto histórico que aprendemos no vídeo de apoio. Dessa forma, efetuamos o processo necessário para tentar entender o significado do texto sob a perspectiva do autor e de seus leitores.

Aplicação

Com a observação como base e tendo interpretado o significado do texto à luz do contexto, podemos agora nos voltar para a aplicação. Na aplicação, perguntamos: "Qual é a resposta que o texto exige de nós hoje?" Primeiro identificamos os princípios eternos presentes no texto. Em seguida, consideramos como podemos aplicá-los de forma pessoal e prática.

Praticando as habilidades indutivas:

Pratique suas habilidades de observação e reúna o contexto literário lendo a pequena carta de Paulo a Filemom. A partir do texto, observe o máximo que puder sobre cada um dos três personagens principais: Paulo, Filemom e Onésimo. Inclua referências de versículos para conectar suas descobertas diretamente ao texto. Pode ser útil registrar suas observações usando caneta e papel ou o recurso "Anotações" do YouVersion.

Scripture

About this Plan

COMO ESTUDAR A BÍBLIA - Introdução ao Estudo Indutivo

Há várias maneiras eficazes de abordar o estudo da Bíblia. Uma delas, que tem se mostrado proveitoso, é o chamado de método indutivo. Mas o que é esse método? E quais são as etapas práticas para implementá-lo no estudo pessoal da Bíblia? Este plano descreve a abordagem indutiva do estudo bíblico e estabelece uma base para os planos "DESCUBRA" do The Bible Effect na YouVersion.

More