Verdades Básicas: A CruzSample

A Palavra da Cruz
De forma didática, podemos considerar os três aspecto da obra da cruz: o primeiro, quando Cristo morreu por nós, nos redimindo dos nossos pecados (no plural), o segundo, nossa inclusão na morte de Cristo, que encerra o velho homem e nos liberta do poder do pecado (no singular) e o terceiro, a continuidade da operação da obra da cruz no novo homem, ao longo da vida cristã.
Este é o caminho da cruz, a cada dia: “Negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz, e me siga”. Os dois primeiros foram consumados no passado, quando o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz, e apresentam efeitos no presente, que se iniciam pela fé na consumação passada e o terceiro, permanente, em sequência à fé nos dois primeiros, com efeitos no presente e para o futuro, até a consumação da redenção.
Por toda a eternidade, ainda vamos nos surpreender e descobrir novos aspectos da obra da cruz. É através da cruz que Deus se abriu para que nós possamos entrar na plena comunhão e participação da VIDA divina. É através da cruz que Deus se une ao homem, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Há um homem ressuscitado no céu e, por isso, o Espírito Santo está aqui na terra, dentro de nós, formando e edificando o Corpo de Cristo na terra.
Na palavra de Deus, a cruz sempre está associada com a ressurreição. Quando Jesus começou a falar da cruz, Ele sempre falava da ressurreição. Os discípulos não entendiam nem a palavra da cruz e nem a ressurreição.
Mas a palavra da cruz é a sabedoria e o poder de Deus.
Esse primeiro aspecto da cruz está relacionado com a nossa salvação, o perdão dos nossos pecados (no plural) e o novo nascimento. Pecados no plural significa os atos pecaminosos que cometemos. Na carta de Paulo aos cristãos de Éfeso, ele diz que o Senhor Jesus nos vivificou quando estávamos mortos. Quando o homem caiu, a queda trouxe como consequência a morte, a separação de Deus, a depravação, a culpa, a corrupção do homem em si mesmo, e o domínio de Satanás.
Esse primeiro aspecto da cruz trata com a primeira consequência da queda, que foi a separação de Deus, para nos reconciliar e nos unir a Deus novamente, pela regeneração; a cruz é recebida pela fé como realidade para as nossas vidas, quando nos arrependemos, admitimos o nosso erro, a nossa culpa, nos convertemos, e somos salvos. Em relação à depravação e corrupção interior, a purificação vem pelo sangue derramado na cruz. Não apenas o Senhor Jesus foi crucificado e pregado na cruz, tendo o corpo partido, mas também o seu sangue foi derramado.
O sangue nos purifica da má consciência e nos abre o caminho para a santificação. Somos perdoados dos pecados, purificados internamente pelo sangue, santificados pela vida dEle dentro de nós, e libertos do domínio de Satanás. Quando Ele morreu na cruz, expôs todos os principados e potestades ao ridículo, triunfando deles na cruz.
A cruz abre o caminho da libertação e da vitória. (Colossenses 2:13-15 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz). Neste primeiro aspecto da obra da cruz e da redenção, não podemos ser incluídos e somente o Senhor Jesus Cristo, como o Cordeiro de Deus, poderia satisfazer a justiça de Deus. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado.
Ele, sozinho, morreu por nós, assumiu o nosso lugar; porque Ele é o nosso salvador e deu a sua vida por nós!
About this Plan

Você realmente sabe quem é? Entendermos e conhecermos nossa identidade em Cristo Jesus faz toda a diferença em nossa caminhada cristã. A obra perfeita e consumada que Jesus realizou através da cruz, nos deu uma nova natureza. Em Cristo não somos mais apenas natureza terrena. Nele recebemos a natureza divina. Neste estudo de 3 dias conheceremos mais esta realidade.
More
Related Plans

Never Alone

Who Am I, Really? Discovering the You God Had in Mind

Reimagine Influence Through the Life of Lydia

The Bible in a Month

Simon Peter's Journey: 'Grace in Failure' (Part 1)

Sharing Your Faith in the Workplace

Gospel-Based Conversations to Have With Your Preteen

Everyday Prayers for Christmas

Positive and Encouraging Thoughts for Women: A 5-Day Devotional From K-LOVE
