YouVersion Logo
Search Icon

Viva O EssencialSample

Viva O Essencial

DAY 2 OF 7

VIVER O ESSENCIAL É TER MOMENTOS À PARTE COM DEUS

Há algumas personagens na Bíblia que se encontraram face a face com Deus; Abraão, Jacó, Moisés. Certo que nenhum homem viu Deus face a face, Moisés foi o único que viu Deus pelas costas. ‘’Tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” (Êxodo 33:17,20,23)

Moisés, um dos maiores líderes do antigo testamento. Estavam sob a sua responsabilidade quase três milhões de pessoas. Ali estavam famílias, líderes religiosos, mas no entanto Moisés não se esqueceu do essencial, do seu tempo à parte com Deus. “Moisés levantou a tenda e foi colocá-la a certa distância do acampamento e deu-lhe o nome de «tenda do encontro». Quando alguém queria consultar o Senhor, ia à tenda do encontro, fora do acampamento. E quando Moisés ia à tenda, toda a gente se levantava e ficava de pé, cada qual à entrada da sua própria tenda, para o seguir com os olhos, até Moisés entrar na tenda. Logo que ele entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e mantinha-se à entrada e o Senhor falava com Moisés. E ao ver a coluna de nuvem que permanecia à entrada da tenda, todo o povo, que estava de pé, se prostrava, cada um à entrada da sua tenda em atitude de adoração. O Senhor falava com Moisés, frente a frente, como quem fala com um amigo, e depois Moisés voltava ao acampamento. Mas o jovem Josué, seu ajudante, filho de Num, nunca se afastava do interior da tenda.”. (Êxodo 33:7-11)

Moisés teve a iniciativa de armar a tenda longe do arraial. Sentiu a necessidade de estar separado. Exemplo de Jesus quando disse que tínhamos que nos retirar à parte: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:6).

Jesus não Se refere a um espaço físico, mas sim estar separado de tudo aquilo que nos impede de ter comunhão com Deus! “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, renunciando à impiedade e às paixões mundanas.” (Tito 2:11-13)

Nada deveria tomar o lugar das coisas essenciais, mas infelizmente a internet, jogos, televisão e toda forma de pecado, tem ocupado mais tempo e tido mais importância nas vidas e não se firmam no essencial para se afastar do pecado. José que recusou pecar com a mulher de Potifar, pois sabia o que era essencial. “Entretanto, ela insistia com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela” (Génesis 39:10).

Quando nos aproximamos de Deus, Ele mostra-nos aquilo, em nós, que não O glorifica. Separar-se não quer dizer esquecer-se de tudo. Moisés não se esqueceu do seu papel, da sua responsabilidade, da sua comunhão com Deus. 

Viva o essencial, não negocie os momentos de intimidade e comunhão com Deus! 

 Obrigado por existir,

Elias dos Reis Silva