Discípulos

Day 1 of 4 • This day’s reading

Devotional

O chamado | João


Encontramos João na Bíblia pela primeira vez em um barco, preparando a rede com o seu irmão e seu pai. Imagino uma tarde ensolarada no mar da Galiléia e dois jovens fazendo aquilo que estavam acostumados a fazer todos os dias. Zebedeu ensinava e fazia seus filhos Tiago e João trabalharem com ele, e eles provavelmente faziam planos de serem pescadores igual ao pai. Mas, então, um homem passa e os vê. O mesmo homem que já tinha chamado Pedro e André agora se deparava com mais dois irmãos pescadores. Ele então os chama. 


Imagino esses irmãos se olhando e o coração batendo forte. A Bíblia diz que eles deixaram imediatamente o barco e o pai. Zebedeu agora estava sozinho, seu filhos precisavam ir. Tudo o que eles conheciam tinha acabado de ficar para trás. Chegou a hora de João e Tiago prosseguirem para o verdadeiro propósito de suas vidas. Agora não seriam mais peixes em redes, agora seriam vidas. 


João então decide seguir a Cristo, decide obedecer o chamado. Ao lermos as Escrituras, vemos que ele viveu coisas maravilhosas ao lado de Jesus. João não só fez parte dos doze, mas foi do círculo mais próximo de Jesus. Ele esteve no monte da transfiguração e presenciou milagres como ressureição da filha de Jairo. João se identifica como “o discípulo a quem Jesus amava.” E no grande e dolorido momento da crucificação, João era o único dos doze que estava lá. Ele não saiu de perto do Messias, e entendeu que o melhor lugar para descansar era no peito de Jesus.


O filho do trovão transformou-se em discípulo amado. Aquele que antes era somente um pescador, recebeu revelações do próprio Mestre para escrever o livro de Apocalipse. Aquele que discutiu para se assentar do lado de Jesus, terminou a sua vida exilado pelo amor ao evangelho. Ao viver com Cristo, ele entendeu que não existia nada melhor do que amar e ser amado por Jesus. João entendeu o que era ser discípulo, ele entendeu o seu chamado. 


O importante não era sobre quem ele era, mas sobre quem ele seguia.