Dar a Deus o Primeiro LugarSample
“Vencendo as Batalhas da Vida com a Ajuda de Deus”
Há uma vida inteira de batalha que será travada ao longo de nossas vidas. Por um lado, está a influência da natureza velha pecadora – aquelas tendências persistentes, tentações e pecados que tem sido difícil para nós superar. Com o tempo, a medida em que amadurecemos em nossa caminhada com Deus, a influência da natureza pecadora se enfraquece. Por outro lado, está o crescimento da influência da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Estas são duas forças opostas conforme descrito em Gálatas:
“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” Gálatas 5:16,17
A palavra de Deus nos encoraja a “vivermos pelo Espírito.” Em outras palavras, devemos permitir que a influência do Santo Espírito vença sobre a influência da natureza pecadora em nossas vidas.
Muitas vezes, é mais fácil dizer do que fazer. Nossa natureza pecadora nos faz tomar decisões para satisfazer as ambições e paixões egoístas. Isto é chamado de tentação, e Tiago a descreve assim:
“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.” Tiago 1:13,14
Uma tentação não se torna pecado até nós tomarmos a decisão de cedermos a ela.
“Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:15
Contudo, surpreendentemente como parte do profundo amor e graça de Deus estendida a todos os Cristãos, Deus nos perdoa e nos purifica de todos nossos pecados. Somos, com certeza, 100% perdoados.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9
Mas, ainda há um perigo em permitir que o pecado fique sem ser verificado. Enquanto Deus nos perdoa e nos purifica, Ele não necessariamente destrói os caminhos destrutivos das consequências e circunstâncias deixadas pelo pecado. Embora saibamos que Deus sempre nos ajudará em tempos difíceis, mesmo quando estes são trazidos por nossas próprias decisões, nossa melhor opção é fazer tudo que pudermos para evitar tomar essas decisões em primeiro lugar.
I Coríntios descreve dois aspectos importantes em lidar eficazmente com as tentações e pecado:
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” 1 Coríntios 10:13
Primeiro, saiba que você não está sozinho em sua tribulação. Tenha certeza que há outros Cristãos, seja com 30 dias ou com 30 anos de caminhada com Deus que ainda lutam contra o pecado e tentação semelhante ao seu.
Segundo é que Deus não permitirá que sejamos tentados além do ponto do qual não sejamos capazes de tomar uma decisão para evitar o pecado. Ele providenciará um modo de escapar. Nosso trabalho, ainda que desafiador, é encontrar este modo de sair do meio de nossas tentações.
A seguinte seção fornece uma estratégia com base na Bíblia para lidarmos eficazmente contra o pecado e tentação. Colocar este plano em ação é mais um meio de dar a Deus o primeiro lugar em sua vida!
About this Plan
Dar a Deus o primeiro lugar em nossas vidas não é um acontecimento único... é um processo de toda uma vida para cada Cristão. Se você é novo na fé ou um “veterano” seguidor de Cristo, verá que este plano é fácil de compreender e aplicar, e uma estratégia altamente eficaz para uma vida Cristã vitoriosa. Tirado do livro inglês "Out of This World: A Christian’s Guide to Growth and Purpose" de David J. Swandt
More