YouVersion Logo
Search Icon

ATOS DOS APÓSTOLOS Introdução

Introdução
O livro dos Atos dos Apóstolos é a continuação de outra obra do mesmo autor, o Evangelho segundo Lucas. No Evangelho, relata-se a vida terrestre de Jesus até à sua ascensão; em Atos, começando com a ascensão (1,1–11), relata-se a presença de Jesus através do Espírito Santo, que influi em todos os atos dos apóstolos e de quantos aderiram à fé cristã. É-nos dito como foi que os primeiros seguidores de Jesus, guiados pelo Espírito Santo, difundiram a fé cristã a partir de Jerusalém, percorrendo toda a Judeia, Galileia e Samaria, e penetrando depois nos territórios não-judaicos, começando por Antioquia, na Síria. A mensagem de Cristo, por força da ação missionária de Paulo, propaga-se à Ásia Menor e penetra no mundo clássico, primeiro a Grécia e depois Roma, capital do império.
O autor está presente na narrativa da viagem de Paulo de Tróade a Filipos (16,10–40) e depois a Jerusalém, onde Paulo foi preso (20,5—21,18) e, por fim, de Cesareia a Roma, onde o apóstolo esperou dois anos pelo julgamento (27—28). De facto estas passagens são por ele narradas usando a primeira pessoa do plural.
Este livro relata-nos como se iniciou o movimento cristão que depois se difundiria por todo o mundo ocidental e por todos os continentes.
Em todo o relato de Atos destacam-se, como personagens principais, os apóstolos Pedro e Paulo, mas o verdadeiro protagonista é o Espírito Santo, sob cujo poder e direção surge, no curso da história da Humanidade, a Igreja de Cristo.
Os acontecimentos relatados neste livro abrem o caminho ao programa que a Igreja de todos os tempos tem para realizar: anunciar o evangelho de Jesus Cristo a toda a Humanidade, até aos lugares mais distantes da Terra.
O plano da obra é anunciado com as palavras do próprio Jesus: «receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos lugares mais distantes do mundo.»
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— Fundação da Igreja de Jerusalém depois da ascensão de Jesus: 1,1—8,3.
— Difusão da boa nova por toda a Palestina: 8,4—12,25.
— Propagação da fé cristã por todo o mundo mediterrânico até Roma:
— Primeira viagem missionária de Paulo: 13,1—14,28.
— Reunião de apóstolos e anciãos em Jerusalém: 15,1–35.
— Segunda viagem missionária de Paulo: 15,36—18,22.
— Terceira viagem missionária de Paulo: 18,23—21,16.
— Prisões de Paulo em Jerusalém, Cesareia e Roma: 21,17—28,31.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy